Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Repleta de garotos, Holanda tem em ‘vovôs’ esperança de boa campanha

Jasper Cillessen - Holanda (Foto: Damien Meyer/ AFP)
Escrito por

Com apenas sete remanescentes do vice-campeoanto de 2010, a Holanda teve de se renovar para chegar forte na Copa do Mundo de 2014. E três desses "vovôs" são as esperanças de uma campanha digna que já começa em um grupo difícil, o B, que ainda conta com Espanha, Chile e Austrália. Sneijder (29 anos), Robben (30 anos) e Van Persie (30 anos), os três homens de frente da Laranja Mecânica, que têm a função de fazer gols e passar experiência para o restante do elenco.

Curiosamente, nenhuma das três referências holandesas vem em grande fase. O primeiro caiu nas oitavas de final da Liga dos Campeões e sequer foi campeão turco com o Galatasaray; o segundo até foi campeão alemão com o Bayern de Munique, mas caiu nas semifinais da competição europeia sendo literalmente varrido pelo Real Madrid; o terceiro, capitão da Holanda e camisa 9, teve temporada complicada e sequer colocou o Manchester United entre os quatro primeiros do Campeonato Inglês, o que lhe daria uma vaga na Liga dos Campeões. Não importa o que fizeram por seus clubes, eles formam os "Drie Kroningen" (em português Três Reis) holandês.


Van Persie teve temporada complicada pelo Manchester United (Foto: Damien Meyer/ AFP)

A nova geração holandesa desponta como um time promissor, apesar de não ter nomes conhecidos pelo grande público mundial. Sem Van der Vaart (Hamburgo-HOL) e Kevin Strootman (Roma-ITA), já cortados, e com a possibilidade de Jonathan de Guzmán (Swansea-ING) seguir o mesmo caminho, o técnico Louis Van Gaal vem tendo de promover ainda mais jovens. No amistoso da última quarta-feira contra País de Gales o comandante lançou o time em um 5-2-3 com Cillessen; Janmaat, De Vrij, Vlaar, Indi, Blind; De Jong, Leroy Fer; Sneijder; Robben, Van Persie.

Holanda: ataque forte contra a fama de amarelona

Além dos três já citados, Michel Vorm (Swansea-ING), Nigel de Jong (Milan-ITA), Dirk Kuyt (Fenerbahce-TUR) e Klaas-Jan Huntelaar (Schalke 04-ALE) completam o grupo de veteranos da Copa de 2010. Dentre os garotos, um dos que ainda está no time de reservas, mas pode aparecer como grata surpresa na Copa do Mundo é Jordy Clasie, volante do Feyenoord, da Holanda, e que foi titular no amistoso contra o Equador. Ele, inclusive, deu o lançamento que terminou no belo gol de empate da Laranja Mecânica, marcado por Van Persie.


Jasper Cilessen será titular na Copa do Mundo e vem se destacando no Ajax (HOL) (Foto: Damien Meyer/ AFP)

A Holanda estreia na Copa do Mundo no próximo dia 13, contra a Espanha, às 16h, na Arena Fonte Nova. Vale lembrar que além das duas seleções, que repetirão a final do último Mundial logo no primeiro jogo, Chile e Austrália completam o Grupo B, que é visto como um dos mais fortes da competição.