Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Renovação! Nova geração de técnicos está em alta no futebol brasileiro

Viscardi Andrade e Yan Gomes (FOTO: Divulgação)
Escrito por

Celso Roth não assume um clube desde que deixou o Cruzeiro no fim do ano passado. Falcão busca um time desde julho do mesmo ano. Já treinadores como Vanderlei Luxemburgo, Dorival Júnior e Dunga, por exemplo, estão em baixa após trabalhos que não terminaram como o esperado. Em contrapartida, o futebol brasileiro tem visto a ascensão de técnicos antes desconhecidos, que trabalhavam apenas com categorias de base ou iniciantes na profissão.

Nomes como Enderson Moreira, Claudinei Oliveira, Dado Cavalcanti, Marquinhos Santos, Gilmar Dal Pozzo e Sidney Moraes, todos com menos de 44 anos, são a prova disso. É uma nova geração de treinadores que desponta no Brasil.

Enderson Moreira, que começou a trabalhar como técnico em 2004, foi apresentado no fim da tarde da última segunda-feira pelo Grêmio após dois anos e três meses no comando do Goiás. Aos 42 anos, ele ainda soma passagens por Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Ipatinga, Internacional e Fluminense.

Ainda nesta segunda, Sidney Moraes, até então garantido no Avaí, foi confirmado como o substituto de Jorginho na Ponte Preta. O ex-volante, 36 anos, terá, em Campinas, a sua terceira experiência como treinador. Antes, ele havia comandado o Boa, entre 2012 e este ano, e o Icasa na Série B-2013. A equipe de Juazeiro do Norte buscou uma vaga na elite até a última rodada da Segundona.

Quem mais chama atenção quando o assunto é idade é Dado Cavalcanti, de apenas 31 anos. Ele terá, no ano que vem, o grande desafio da carreira: comandar o Coritiba, após ter ido bem no Paraná.

Gilmar Dal Pozzo, por sua vez, levou a Chapecoense da Série C em 2012 para a Série A de 2014. Os acessos em sequência deixaram o ex-goleiro, de 44 anos, em evidência. Ainda durante a Série B deste ano, ele recebeu proposta tentadora do Criciúma, mas permaneceu no time do Oeste Catarinense e, com o término da Segundona, renovou por mais uma temporada.

Completam a lista: Marquinhos Santos, novidade do Bahia para 2014, e Claudinei Oliveira, novo nome do Goiás. Sobra renovação no futebol brasileiro. Ambos só havia trabalhado com categorias de base - Marquinhos até na Seleção Brasileira - antes de assumirem os times principais de Coritiba e Santos, seus últimos clubes, respectivos.

Sobra renovação entre os técnicos no futebol brasileiro.

A IDADE DOS TÉCNICOS

Rejuvenescimento
Dos 18 técnicos garantidos em clubes da Série A, dois têm menos de 35 anos e são os mais jovens: Dado Cavalcanti e Marquinhos Santos. Quatro têm entre 40 e 45: Enderson Moreira, Claudinei Oliveira, Gilmar dal Pozzo e Gilson Kleina. Outros quatro têm entre 46 e 50: Vagner Mancini, Ney Franco, Vinícius Eutrópio e Cuca. Já os mais experientes passaram dos 60: Abel (61), Oswaldo de Oliveira (63) e Geninho (65).

Poucas indefinições
Com o julgamento realizado nesta segunda no STJD, o Fluminense voltou para a Série A e, assim como o Botafogo, ainda não definiu o seu técnico para a próxima temporada. Já oito clubes que disputarão a elite em 2014 mudaram de treinador após os términos da Primeira Divisão e da Série B deste ano: Bahia, Corinthians, Coritiba, Criciúma, Goiás, Grêmio, Internacional e Santos. Será que terão êxito na temporada que se aproxima?