Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Relembre alguns grandes jogos entre clubes brasileiros na história da Libertadores

Escrito por

O Corinthians atropelou o Once Caldas por 4 a 0, no primeiro jogo da fase pré-Libertadores e praticamente garantiu a vaga para a fase de grupos da competição continental. Caso confirme a classificação no jogo de volta contra o time colombiano, o Timão vai cair na chave do São Paulo, Danubio e San Lorenzo. Com a aproximação de um clássico brasileiro na Liberta, o L!Net relembra alguns dos melhores jogos entre clubes brasileiros na história da competição.

Atlético-MG 4 x 1 São Paulo – 2013

Após se enfrentarem na fase de grupo da Libertadores de 2013, Atlético-MG e São Paulo também brigaram por uma vaga nas quartas de final da competição. Após perder por 2 a 1 o jogo de ida no Morumbi, o Tricolor paulista foi para o Independência com o sonho de surpreender o adversário. Porém, o Galo comandado por Ronaldinho Gaúcho & Cia., que conquistou a Liberta daquele ano, não deu chances ao time paulista e aplicou uma goleada por 4 a 1, garantindo a vaga na próxima fase do torneio.

Corinthians 1 x 0 Vasco – 2012

O jogo de volta das quartas de final da Libertadores de 2012 teve todos os ingredientes para ser inesquecível na cabeça dos torcedores. Não é à toa que é considerada por muitos a partida chave para o título do Timão naquele ano. Em grande fase, Corinthians e Vasco faziam um jogo bem equilibrado. No segundo tempo, Diego Souza aproveitou bobeada da zaga corintiano e saiu cara a cara com o goleiro Cássio, que operou um verdadeiro milagre e colocou a bola para fora com a ponta dos dedos. Para ficar completo, a classificação do time paulista veio no fim do jogo, em cabeçada de Paulinho após cobrança de escanteio.

Corinthians 2 x 1 Flamengo – 2010



No duelo entre os times de maior torcida do Brasil pelo segundo jogo das oitavas de final da Libertadores de 2010, o Flamengo saiu mais feliz, mesmo sendo derrotado. Com um Pacaembu lotado, o Timão tinha Ronaldo no ataque e ainda sonhava em conquistar a primeira Libertadores. E a classificação parecia certa após o time abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Porém, na etapa final Vágner Love descontou para o Rubro-Negro e garantiu a vaga para a equipe carioca, que tinha vencido o primeiro jogo por 1 a 0, com gol de Adriano, de pênalti.

Fluminense 3 x 1 São Paulo – 2008

Outro jogo épico pelas quartas de final da competição continental foi o duelo de tricolores no Maracanã em 2008. Após perder a partida de ida por 1 a 0, o Fluminense foi para cima e abriu o placar logo no primeiro tempo. Porém, na metade da segunda etapa o São Paulo empatou com Adriano. Precisando de dois gols para avançar a semifinal, o Flu ficou à frente de novo logo em seguida. O gol da classificação foi marcado pelo atacante Washington, aos 46 do segundo tempo, após cobrança de escanteio de Thiago Neves.

Santos 3 x 1 Grêmio – 2007

Disputando uma vaga na final da Libertadores de 2007, o duelo entre Santos e Grêmio foi emocionante. Após perder a primeira partida no Olímpico por 2 a 0, o Santos aproveitou o apoio da sua torcida em casa e partiu para cima do Tricolor gaúcho. O Peixe chegou a fazer três gols, mas Diego Souza fez o gol de honra para o Imortal e garantiu a classificação dos gremistas para a decisão da competição continental.

Internacional 2 x 2 São Paulo – 2006

Na época atual campeão da Libertadores, o São Paulo tentava o título outra vez em 2006 contra um clube brasileiro, desta vez contra o Internacional. Porém, o Colorado foi melhor do que o Tricolor paulista e acabou conquistando seu primeiro título da competição continental. Após vitória no primeiro jogo no Morumbi, o Inter faturou a Liberta após empate dramático no Beira-Rio. O eterno ídolo colorado Fernandão abriu o placar no primeiro tempo, mas Fabão empatou logo no início da segunda etapa. Tinga virou o jogo para o Inter e Lenílson empatou mais uma vez para o São Paulo.

São Paulo 4 x 0 Atlético-PR – 2005



A final da Libertadores de 2005 foi disputada por dois clubes brasileiros. O São Paulo não deu chances para o Atlético-PR na decisão da competição continental e goleou por 4 a 0, jogando para um Morumbi lotado. Amoroso abriu o placar de cabeça. Também de cabeça, o zagueiro Fabão ampliou o placar. Luizão fez o terceiro gol tricolor e Diego Tardelli fez o gol que fechou o placar e deu o tricampeonato da Libertadores ao São Paulo.

Palmeiras 3 (5) x 2 (4) Corinthians - 2000

Eliminado pelo Palmeiras em 1999, o Corinthians buscava a revanche contra o Verdão na semifinal da Libertadores de 2000. O primeiro jogo entre os rivais terminou em 4 a 3 para o Timão, com gol salvador de Vampeta no final. A segunda partida foi histórica e está presente até hoje na memório dos torcedores dos dois clubes. Precisando vencer, o Palmeiras abriu o placar com Euller no primeiro tempo. O Corinthians virou com dois gols do atacante Luizão. Porém, o Palmeiras conseguiu ficar à frente de novo com gols Alex e Galeano. Com o resultado, a classificação foi decidida nos pênaltis. Os palmeirenses converteram todas as cinco cobranças e viram Marcos operar um milagre defendendo o pênalti de Marcelinho Carioca, principal batedor corintiano.

Vasco 2 x 4 Palmeiras – 1999

O Palmeiras foi buscar a classificação para as quartas de final da Libertadores de 1999 dentro de São Januário, contra o Vasco, na época o atual campeão da competição e com um grande time. A primeira etapa terminou em 2 a 2, com Luizão e Ramon marcando para o Cruz-Maltino e Paulo Nunes e Alex para o Verdão. Na segunda etapa, Alex e Arce garantiram a vitória do time paulista e a classificação para a próxima fase. O Palmeiras acabou conquistando o título no final.

Vasco 1 x 0 Grêmio – 1998

Rivais na fase de grupos da competição em 1998, Vasco e Grêmio também se enfrentaram nas quartas de final da competição. Após jogo equilibrado e empate em 1 a 1 no Olímpico, os dois times protagonizaram um belo duelo em São Januário no jogo de volta. O gol da vitória que deu a classificação ao Cruz-Maltino foi marcado por Pedrinho. O acabou campeão da Libertadores em 1998.

Palmeiras 5 x 1 Grêmio - 1995

O embate mais maluco entre brasileiros aconteceu entre paulistas e gaúchos em 1995. De um lado, o Palmeiras com uma infinidades de craques e atual bicampeão brasileiro como credenciais. Do outro, o Grêmio com um time ao gosto do futebol do Sul do país: aguerrido e cheio de raça. Após vencer o primeiro jogo no Olímpico por 5 a 0, todos apontavam que o Palmeiras já estava eliminado. No entanto, no Palestra Itália, a equipe paulista conseguiu devolver os cinco gols. O problema foi que Jardel fez um para o Tricolor gaúcho, que seria o campeão da Libertadores daquele ano.

São Paulo 2 x 0 Flamengo - 1993

O duelo entre o atual campeão da Libertadores e Brasileiro foi marcante na edição da Libertadores de 1993. Nas quartas de final, o primeiro jogo no Maracanã foi equilibrado e terminou empatado em 1 a 1. Na volta, no Morumbi, o São Paulo foi superior e superou os cariocas por 2 a 0. Depois, os comandados de Telê Santana seguiram firme rumo ao bicampeonato sul-americano.

Flamengo x Atlético-MG - 1981

O encontro mais polêmico entre clubes brasileiros, que gerou em uma das maiores rivalidades nacionais, aconteceu na edição de 1981. Flamengo e Atlético-MG, donos dos melhores times do país e que decidiram o Brasileiro do ano anterior, estavam no Grupo 3. Com dois empates em 2 a 2 e campanha idêntica, foi necessário um jogo-extra para definir o primeiro colocado da chave. Em um campo neutro (Serra Dourada) as equipes decidiam quem avançaria na competição. Quase no fim do primeiro tempo, o árbitro Jose Roberto Wright expulsou o Reinaldo por uma falta. A decisão gerou revolta de todos os jogadores do Galo. No fim, mais quatro jogadores do time mineiro levaram vermelho e o Flamengo foi considerado vencedor do duelo. O Rubro-Negro levaria o título posteriormente.

Cruzeiro 5 x 4 Internacional - 1976

O Mineirão foi o palco do jogo mais equilibrado e movimentado entre brasileiros da história da Libertadores. Com um desfile de craques em campo em ambos os lados, a Raposa deu o troco pela perda do título brasileiro no ano anterior. Com gols de Palinha, Nelinho e Joãozinho, o time celeste superou o Colorado em partida com nove gols. Era o prenúncio de que o título iria para Minas Gerais.

Botafogo 0 x 4 Santos - 1963

O confronto pode ser considerado o mais importante entre clubes brasileiros. Afinal, de um lado um time tinha Garrincha. Do outro, ninguém menos que Pelé. Além disso, os Alvinegros carioca e paulista tinha uma dúzia de craques como Zagallo, Nilton Santos, Coutinho, Pepe entre outros. No primeiro jogo, em São Paulo, empate em 1 a 1. No Maracanã, melhor para Pelé, que marcou três vezes, na goleada por 4 a 0 do futuro campeão da Libertadores daquele ano.