Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Recurso contra a pena de Pistorius será julgado em 9 de dezembro

Trio de ring girls brasileirs rouba a cena antes do UFC de Uberlândia (Foto: Luis Fernando Coutinho)
Escrito por

O Ministério Público da África do Sul comunicou nesta segunda-feira que o recurso contra a pena de Oscar Pistorius será julgado no dia 9 de dezembro. O corredor paralímpico foi condenado a cinco anos de prisão, acusado de ter matado sua então namorada, a modelo Reeva Steenkamp. Os advogados do atleta eram contra a medida, mas não conseguiram evitá-la. A apelação será analisada no Tribunal de Pretória.

Depois de um julgamento que começou no dia 3 de março e se encerrou apenas no fim de outubro, Pistorius foi condenado por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. Em sua defesa, o ganhador de seis medalhas de Olimpíadas paralímpicas alegara que atirou na namorada por engano, achando que se tratava de um invasor.

O MP considera a punição muito pequena, pois de acordo com a lei sul-africana, o ex-corredor poderia passar apenas dez meses na cadeia. A avaliação para o pedido de apelação é de que existe uma boa chance de se conseguir mudar a pena.

Os reclamantes consideram que a juíza Thokozile Masipa, a qual disse não ter provas para comprovar que o homicídio foi premeditado, deixou se envolver em questões pessoais do réu, que ainda se mostrou ansioso e arrependido durante o julgamento.

ENTENDA O CASO

Na madrugada de 14 de fevereiro de 2013, Oscar Pistorius foi apontado como o principal suspeito de matar sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp. O astro paralímpico disse, em depoimento, que após ouvir barulhos em seu quarto, atirou na jovem, pensando ser um ladrão.

Seu currículo como atleta é de sucesso: em Londres-2012, Pistorius tornou-se o primeiro atleta biamputado da história a participar de uma edição dos Jogos Olímpicos, chegando às semifinais dos 400m. Em seu currículo, estão oito medalhas paralímpicas, sendo seis de ouro (nos 200m em Atenas-2004, nos 100m, 200m e 400m, em Pequim-2008, e 400m e 4x100m em Londres-2010). Além disso, faturou a prata nos 400m em Londres-2012 e o bronze 100m em Atenas-2004.