Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Recomeço! Fluminense retorna a Atibaia para mudar a história de 2013

Peter Siemsen chegou a Atibaia - Treino do Fluminense (Foto: Divulgação/ Fluminense F.C)
Escrito por

Exatamente dez meses depois, o Fluminense está de volta a Atibaia, onde realizou a pré-temporada e se preparou para um ano que prometia ser de glórias. Hoje, porém, a seis jogos do fim do Campeonato Brasileiro, a realidade é bem diferente dos sonhos do início do ano. A luta agora é para escapar da zona de rebaixamento, na qual o time pode entrar caso não vença o Corinthians neste domingo, em Araraquara.

A chegada à cidade paulista, no dia 5 de janeiro, foi uma novidade. Após três anos realizando a pré-temporada em Mangaratiba (RJ), a diretoria tricolor resolveu mudar o planejamento e buscar paz em Atibaia. Após as conquistas do Brasileiro e do Campeonato Carioca em 2012, a esperança era chegar ao tão sonhado título da Copa Libertadores. Mas nada acabou acontecendo. E os números provam isso. Em 2013, já foram disputados 61 jogos, com 24 vitórias, 16 empates e 21 derrotas, com o aproveitamento de apenas 51% dos pontos disputados.

E MAIS
- Exclusivo! Peter Siemsen fala sobre o futuro do Flu e a luta pela reeleição
- Torcedor cria vídeo motivacional para ser exibido aos atletas do Flu

Além de não faturar nenhum caneco, o badalado e milionário elenco tricolor passou por grandes mudanças e retorna a Atibaia em um momento de tensão. A tranquilidade encontrada no início do ano é página virada. Também pudera. O Fluminense é o 16° colocado no Campeonato Brasileiro, com o mesmo número de pontos do Vasco, primeiro do Z4, e com 47% de chances de cair para a Série B. O retorno à cidade paulista é encarado como um recomeço, uma forma de unir o grupo para não encerrar o ano de forma melancólica.

Hoje titular, o jovem Biro Biro é um dos que não estiveram na cidade no início do ano, para a pré-temporada. Promovido aos profissionais no meio deste ano, ele já sabe a responsabilidade que tem em ajudar a equipe a sair do momento conturbado. E o segredo, para ele, está na tranquilidade e no trabalho em grupo.

– É importante buscar a paz. Este é um momento no qual vamos ficar um pouco mais juntos e servirá para melhorar o entrosamento. Não que a gente não tenha esse entrosamento dentro de campo, mas isso é muito bom. A escolha que a diretoria fez foi excelente. Agora temos de trabalhar para vencer o Corinthians no domingo – disse o jovem atacante.


Presidente do Fluminense visita jogadores em Atibaia (Foto: Divulgação/ Fluminense F.C)

Além da paz para trabalhar, o retorno para Atibaia está diretamente ligado à fúria da torcida pela campanha decepcionante. Após protestos e até atos de vandalismo nas Laranjeiras, o comando do departamento de futebol resolveu tirar a equipe do Rio de Janeiro. A torcida agora é para que o time possa retornar em paz.

LUXEMBURGO POR UM FIO

Instável no cargo de treinador do Fluminense há algumas semanas, Luxemburgo pode não resistir a um mau resultado diante do Corinthians neste domingo. Depois de quase ser demitido após a derrota para o Vitória e ser garantido no cargo depois de perder novamente, desta vez o clássico para o Flamengo, Luxa está com a cabeça a prêmio para este decisivo confronto.

O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, que concedeu entrevista coletiva no Maracanã após o clássico, confirmou o treinador no comando para esta nova partida, mas não o garantiu em caso de novo revés. Um empate com o Timão, somado a vitórias de Ponte Preta ou Vasco, colocam o Fluminense na zona de rebaixamento, faltando cinco rodadas para o fim da competição.

Atacantes do Fluminense treinam finalização em Atibaia