Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rali Dakar começa neste sábado e terá dez brasileiros na disputa

Com trajeto de mais de 9 mil quilômetros, o maior prova off-road do mundo passará por Argentina e Bolívia. Confira quem são os representantes do Brasil na competição

O Rali Dakar é disputado desde 2009 na América do Sul (Foto: ASO/Maindru/Divulgação Vipcomm)
Escrito por

Ronco dos motores, poeira, velocidade e muita adrenalina, esses são ingredientes que não vão faltar na maior e mais perigosa prova off-road do mundo: o Rali Dakar.

A 38ª edição do evento, a oitava na América do Sul,  terá dez representantes do Brasil entre pilotos e navegadores divididos em quatro categorias, que percorrerão um emocionante percurso de mais de 9 mil quilômetros, sendo 4 mil de trechos cronometrados. A prova começa em Buenos Aires,  neste sábado (dia 2 de janeiro), passará pela Bolívia, e terá a sua linha de chegada no dia 16, na cidade argentina de Rosário, conhecida por ser a terra natal de personagens ilustres como o Che Guevara e Lionel Messi.

Ao todo serão 556 competidores de 60 nacionalidades. Os 354 veículos inscritos estarão divididos entre Carros e UTVs (110), Motos (143), Quadriciclos (46) e Caminhões (55). As imagens da competição serão exibidas em canais de 190 países.

Jean Azevedo será o único brasileiro nas motos (Divulgação Vipcomm)

Campeão do Rally dos Sertões nas motos, o paulista Jean Azevedo será o representante do Brasil pela equipe Honda South America, abordo de uma poderosa CRF 450 Rally.

Nos carros, serão três duplas verde-amarelas: o carioca Guilherme Spinelli e o paulista Youssef Haddad, da Mitsubishi; o baiano João Franciosi e o catarinense Gustavo Gugelmin, da equipe Petrobras, que irão pilotar um modelo ASX.
Já os paranaenses Jorge Wagenfuhr e Joel Kravtchenko enfrentam o Dakar com uma Mitsubishi Evo.

Nos UTVs, que não têm categoria especifica e estão na mesma listagem dos carros, aparecem o administrador de empresas carioca Leandro Torres e o experiente navegador paulista Lourival Roldan, pela Polaris. Nos quadriciclos, o empresário maranhense Marcelo Medeiros, disputa a prova pela Yamaha.