Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rafael Nadal começa a temporada na grama sem muitas ameaças

Ivan Mocinic, meia da Croácia (Foto: Daniel Raunig/AFP)
Escrito por

Nada como uma semana após a outra. Dias depois de disputar o Grand Slam de Roland Garros pressionado por um bom resultado para manter a liderança do ranking mundial, Rafael Nadal inicia a campanha nos torneios na grama sem qualquer pressão. Afinal, se tinha muitos pontos a defender no saibro, dessa vez, tudo será diferente. E a distância de 170 pontos (12.500 a 12.330) para o atual segundo colocado, o sérvio Novak Djokovic, pode aumentar.

Nesta semana, Nadal disputa o ATP 250 de Halle (ALE). Sua estreia será nesta quinta-feira, contra o alemão Dustin Brown. Em seguida, parte em busca de seu terceiro título em Wimbledon. Uma tarefa que pode ser facilitada pela tranquilidade.

O Grand Slam inglês foi o único torneio disputado por Nadal na grama em 2013. Na ocasião, era o quinto do mundo e foi eliminado pelo belga Steve Darcis logo na primeira rodada. Ganhou apenas dez pontos no ranking por entrar em quadra. E é apenas essa pontuação que o espanhol precisa defender.

Situação oposta a de Djokovic. Afinal, o sérvio foi vice-campeão em Wimbledon e tem 1.200 pontos a defender por esse resultado.

Ciente dessa situação e embalado pela conquista de seu nono título em Roland Garros, domingo passado, Nadal espera ter um 2014 diferente.

– Quero tentar jogar bem em Wimbledon novamente. Estou saudável e isso é o mais importante. Espero que meus joelhos possam dar uma resposta positiva na grama, porque eles estão melhores que ano passado nas outras superfícies. Mas a grama é sempre mais difícil para mim após a lesão – disse o tenista.

Apesar de já ter conquistado Wimbledon em duas oportunidades (2008 e 2010), Nadal não tem muitos títulos na grama. Além de ter levado duas taças do Grand Slam, ele venceu o ATP 250 de Queens em 2008.

Agora, sem muitas ameaças à liderança do ranking, o espanhol busca novas conquistas, mesmo na superfície que não é a sua preferida.

NADAL NA GRAMA NOS ÚLTIMOS ANOS:

2013
Eliminado na primeira rodada em Wimbledon.

2012
Caiu na segunda rodada em Wimbledon, e nas quartas de final do ATP 250 de Halle.

2011
Vice-campeão em Wimbledon e queda nas quartas de final no ATP 250 de Queens.

2010
Campeão em Wimbledon e queda nas quartas de final do ATP 250 de Queens.

2009
Com lesão nos joelhos, ficou ausente dos torneios.

2008
Seu melhor ano: campeão em Wimbledon e do ATP 250 de Queens.