Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quer contratar? Inter pode ser ‘fonte’ de reforços durante o Vaivém

Ernando - Goiás x Vitória (Foto: Carlos Costa/LANCE!Press)
Escrito por

Leandro Damião deixou o Internacional na última quarta-feira, após ser negociado com o fundo inglês Doyen Sports, que deverá colocá-lo no Santos. E a saída do centroavante não foi a primeira. Após uma temporada decepcionante, apesar de ter alcançado o tricampeonato gaúcho, o Colorado reforçará diversos times em 2014. A reformulação do elenco, um dos mais caros, será profunda e movimentará o Vaivém.

O lateral-esquerdo Kleber se despediu do clube já no sábado passado. Gabriel, titular na direita, também deixou o Internacional. O zagueiro Juan, cujo contrato vence em junho de 2014 pode até antecipar a sua saída. Já os volantes Airton e Bolatti não devem ficar. O primeiro decepcionou, enquanto o argentino sequer atuou após voltar de empréstimo do Racing (ARG) em junho. O Inter quer negociar o hermano.

Além de Damião, outros dois atacantes não estão garantidos para 2014. O primeiro é Diego Forlán. Após um ótimo início de temporada, o camisa 7, convocado regularmente para a seleção do Uruguai, não teve a sequência esperada e fechou a temporada como reserva. Sondagens já existiram pelo melhor jogador da Copa de 2010. Caso elas se transformem em propostas, Forlán poderá deixar o clube.

O outro atacante cujo horizonte é nebuloso se chama Rafael Moura. Contratado por cerca de R$ 7 milhões em 2012, o He-Man jamais conseguiu corresponder. O Goiás, um dos seus ex-clubes, já manifestou interesse.

E quem está com a sua saída encaminhada do Colorado é Gilberto. Emprestado à Portuguesa, o centroavante está com a sua venda encaminhada ao Toronto FC, do Canadá. O ex-atacante do Santa Cruz já havia sido emprestado pelo Colorado ao Sport no ano passado, pois não conseguiu corresponder.

O time que estiver buscando reforços pode olhar com carinho para o Internacional.

ALEX E SOCCO: INTER TERÁ PACIÊNCIA COM A DUPLA

Alex e Socco foram apresentados no mesmo dia: 26 de junho deste ano. Eles chegaram como as principais contratações do Colorado para a sequência da temporada, mas não renderam o esperado. Alex, que atuava no Qatar, não se readaptou ao futebol brasileiro com a velocidade esperada. Scocco sofreu com o mesmo problema em sua primeira experiência no país.

Alex, de 31 anos, encerrou 2013 como opção no banco. Foram 20 partidas e apenas um gol marcado. Já Scocco, de 28, custou ao Inter R$ 14,5 milhões e fez apenas quatro gols em 21 jogos. A esperança que colorada é que ambos possam render mais em 2014 com a realização de uma pré-temporada.

REJUVENESCER O SISTEMA DEFENSIVO É A META DO INTERNACIONAL

O Internacional contratou jogadores qualificados com Jorge Henrique, Alex e Scocco para o sistema ofensivo em 2013. Já para o ano que vem, o Colorado buscará peças para a sua tão criticada defesa. O objetivo é rejuvenescer o setor, que já tem uma novidade: o zagueiro Ernando, de 25 anos, ex-Goiás.

Os laterais Gabriel e Kleber, ambos trintões, já saíram. O zagueiro Juan, de 34 anos, tem contrato até junho e não deverá renovar. Já o também zagueiro Índio, de 39, pode até ficar para ser opção, pois Paulão, de 27, que defendeu o Cruzeiro no Brasileirão, é o novo alvo.

QUEM ENCERROU 2013 EM ALTA

D'ALESSANDRO
Sem lesões, marcou 20 gols e foi quem mais atuou no ano. Deixou claro que pode sair se 2014 for de mais sofrimento.

OTÁVIO
A jovem revelação, de 18 anos, terminou 2013 como titular. Chance de sair diminuiu após a venda de Damião.

TEMPORADA REGULAR

JUAN
Teve um ano regular pelo Colorado. Pode assinar um pré-contrato em janeiro, pois tem vínculo até junho de 2014.

FABRÍCIO
Passou a ser o único lateral-esquerdo com a saída de Kleber. Interessa ao São Paulo, mesmo após um 2013 só regular.

E QUEM DEIXOU A DESEJAR...

RAFAEL MOURA
Chegou em 2012 e jamais teve uma sequência. Foram quatro gols em 26 partidas no ano.

KLEBER
Já até se despediu do Inter após cinco anos no clube. Sequência de lesões e idade (33 anos) colaboraram para o ano ruim.

GABRIEL
Veio do rival Grêmio, foi titular em grande parte do ano, mas não agradou. Outro que não permanecerá para o ano que vem.

AIRTON
Contratado este ano, chegou a ser titular, mas perdeu espaço para o jovem João Afonso. Seu futuro está em aberto.

BOLATTI
Inter não crê que Bolatti voltará a apresentar um bom futebol. O volante está entre os que devem sair.

OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS

Carlos Alberto Vieira
Editor do LANCE!
Torcida/clube/imprensa esperavam demais do Inter. Eu mesmo o coloquei como maior favorito ao título do Brasileiro. E o time ficou lá atrás. É preciso mudar muito para 2014, e isso passa pelo elenco, que é bom, mas não deu liga.

Eduardo Moura
Correspondente do LANCE! em Porto Alegre (RS)
Pelo ano ruim, grande parte do elenco será reformulada, assim como garantiu o presidente Giovanni Luigi. A análise interna é que muitos medalhões não renderam. Outros, como Damião, saíram para o clube ter caixa.

Vinícius Faustini
Repórter do LANCE!
O Inter investiu demais em alguns setores, e a tendência é se desfazer de quem pouco rendeu. Além disso, o planejamento colorado deve ser reavaliado, pelo ano aquém do esperado que a equipe teve no Brasileirão.