Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quarenta anos depois, Sérvia tenta repetir título no Mundial de Handebol

Escrito por

Quarenta anos depois, a Sérvia disputa neste domingo, às 14h15 (de Brasília), contra o Brasil, novamente uma final de Campeonato Mundial Feminino de Handebol. O país balcânico sagrou-se campeão em casa, em 1973, quando ainda atuava sob a bandeira da Iugoslávia. De lá para cá, não conseguiu repetir o triunfo. Em 2003, disputou o torneio pela última vez, já como Sérvia e Montenegro. Desde então, nem sequer havia obtido a classificação.

Na fase de grupos deste Mundial, Brasil e Sérvia se enfrentaram, com vitória das brasileiras por 25 a 23. Apesar disso, a armadora sérvia Jelena Eric demonstra confiança em repetir a conquista obtida pela Iugoslávia há quatro décadas. Ela "desprezou" o feito das brasileiras no jogo em Nis, pela primeira fase.

– Nós perdemos para o Brasil na fase de grupos, mas isso não significa nada. Daremos o nosso melhor para batê-las desta vez – afirmou a jogadora sérvia.

A Sérvia tenta manter a hegemonia europeia. Das 21 edições do Mundial, em 20 uma seleção do continente saiu como campeã. Apenas a Coreia do Sul, em 1995, foi exceção. Um país não-europeu não chegava entre os quatro melhores no Mundial Feminino desde 2003, quando a própria Coreia do Sul figurou nas semifinais.