Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘99,5% pronta’, Arena da Baixada passa por simulação

Renan Barão x TJ Dillashaw (FOTO: Getty Images)
Escrito por

O Comitê Organizador da Copa do Mundo realizou nesta quinta-feira um Tour de Experiência na Arena da Baixada, em Curitiba, que será palco de quatro jogos no Mundial. A ideia era simular o dia do torcedor no estádio, desde a sua chegada até em eventuais dúvidas dentro do palco, como a cadeira marcada no ingresso. Logo no primeiro momento, foi montada uma força-tarefa de voluntários para apontar os caminhos e procedimentos corretos em dias de jogos. Nas cercanias, muitas intervenções ainda e trabalhos para serem feitos. E algumas dúvidas se tudo estará pronto no dia 16, quando Irã e Nigéria fazem suas estreias na competição.

Dentro do estádio, um panorama já mais perto do ideal, com todas as cadeiras colocadas, telões, gramado em perfeitas condições e parte de imprensa e publicidade da Fifa sendo instaladas. Há, porém, pontos ainda sem estarem aptos para serem utilizados, como elevadores. A promessa de limpeza dos resíduos das obras é feita a todo momento, e ainda há trabalhadores da CAP S.A, empresa criada pelo Atlético-PR para gerir os trabalhos. O pessoal da Fifa corre com o mobiliário, e prepara a área de imprensa.

- Obras de mobilidade urbana estão 98% prontas. Faltam ajustes de mobiliário urbano e algo no entorno da Arena. Até sábado, tudo está pronto. Na Arena, faltam apenas estruturas complementares e limpeza. Com isso, a obra está 99,5% pronta - disse Reginaldo Cordeiro - Secretário especial para a Copa em Curitiba.

GALERIA DE FOTOS
> Confira imagens da simulação na Arena da Baixada

A cidade de Curitiba é uma das seis sedes em que a entrada do torcedor é definida pelo ingresso. Ou seja, ele terá que seguir pelo lado indicado do estádio em seu bilhete, isso inclui, inclusive, o transporte público. Como a recomendação é que se utilize o sistema público viário, é preciso ficar atento.

O primeiro passo da visita desta quinta-feira foi mostrar como vai funcionar a entrada dos torcedores. A prioridade para os deficientes, gestantes e idosos, e a revista dos fãs. Em seguida, a área de Fun Zone, onde os visitantes poderão consumir produtos dos patrocinadores, como cerveja, e também participarão do sorteio de brindes. Um dj vai animar o público antes dos jogos.

Depois, testes nas catracas de ingressos, e simulação da entrada até o local marcado no bilhete. Nos corredores, ainda há poeira. Mas voluntários foram colocados para orientar durante a visita.

A obra na Arena da Baixada atrasou por conta da falta de repasse de empréstimos do BNDES para a CAP S.A. Com isso, Curitiba quase perdeu a Copa do Mundo e acabou garantida somente aos "45 minutos" do segundo tempo. Por isso, segundo Reginaldo Cordeiro, Secretário especial para a Copa na cidade, ainda há movimentação fora do estádio. Mas ele acredita em um Mundial "inesquecível" na cidade.

- Será a melhor sede de Copa no Brasil. Somos referência em planejamento urbano, transporte coletivo, somos uma cidade ecológica e de turismo de negócios. E queremos provar para todos que Curitiba continua sendo uma referência internacional - disse Reginaldo Cordeiro em coletiva de imprensa.