Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pressão? Dores? Neymar quer colecionar mais superações na carreira

Museu CBF (Foto: Luiz Signor)
Escrito por


Neymar preocupa Luiz Felipe Scolari e a todos brasileiros desde as pancadas que levou, principalmente na coxa e joelho direitos, contra o Chile. Mas a pressão sobre a Seleção Brasileira e as dificuldades sobre as questões físicas são novas barreiras que o craque parece disposto a tirar de letra, nesta sexta, contra a Colômbia.

E a questão emocional tão batida nos últimos dias, por disputar uma Copa do Mundo em casa?

– Eu tiro de letra, porque estar na na Copa é um sonho – repetiu.

E as dores na perna direita?

– Eu estou bem, estou recuperado, podem ficar tranquilos – disse.

A curta, porém já vitoriosa carreira de Neymar, mostra que os torcedores, e Felipão, podem confiar nas palavras do craque, que treinou ontem com o time e apareceu na sala de imprensa da Granja Comary antes de viajar a Fortaleza.

Desde que surgiu no profissional do Santos, em 2009, o camisa 10 foi tirando da frente crises, problemas e desafios, sejam eles envolvendo sua pessoa ou o time que defendia. A questão já foi até tema de conversa na concentração entre Felipão e o capitão Thiago Silva, destacando que Neymar sempre passou por cima dos problemas que apareceram. Hoje, artilheiro do Brasil na Copa, o astro nem é questionado: passou no maior teste ao bater o último pênalti contra os chilenos.

Quem sofre questionamentos é Scolari e o time, que não rende taticamente e tecnicamente. O atacante espera liderar o Brasil, como já fez na Copa e na campanha da Copa das Confederações do ano passado.

– Estamos jogando no quintal de casa, a torcida é nossa e temos de estar felizes dentro de campo.

Foi o recado dado por Neymar à torcida, James Rodríguez & Cia...

SEMPRE SUPERANDO...

Superou!
Na final do Paulistão de 2010, pelo Santos, contra o Santo André, vinha sendo chamado de cai-cai, ainda mais depois de "se jogar", colocar o dedo no próprio olho e ter de ser substituído na primeira final. No jogo decisivo, porém, marcou duas vezes e levou a primeira taça da carreira.

Superou!
Perdeu pênalti na primeira final da Copa do Brasil de 2010, mas foi decisivo no segundo, com assistência. Santos bateu o Vitória.

Superou!
No primeiro semestre de 2010, se envolveu em diversas polêmicas, mas ganhou os dois títulos que disputou no primeiro semestre (Copa do Brasil e Paulista). As principais polêmicas foram: chapéu com bola parada no Chicão; se negou a visitar lar espírita; chegou atrasado em treino após balada; chamou juiz de ladrão no Twitter.

Superou!
Na Libertadores de 2011, Ganso se machucou nas oitavas e Neymar comandou o Santos em toda a reta final do torneio. Fez gol nas quartas, nas semis e na decisão.

Superou!
Em 2012, depois do técnico do Bolívar ironizar e dizer que não conhecia Neymar, ele comandou o Santos na goleada por 8 a 0 nas oitavas da Libertadores.

Superou!
Tirando o sul-americano sub-20, todos títulos de Neymar são em mata-matas: 3 Paulistas (2010, 2011 e 2012, com gol nas 3 finais), Libertadores, Copa do Brasil, Recopa, Copa das Confederações, Supercopa da Espanha e os Superclássicos.

Superou!
Seleção estava em baixa antes da Copa das Confederações, e esperava-se muito de Neymar, pela primeira vez com a camisa 10. Craque foi o melhor do Brasil nas cinco vitórias do título: derrubou grandes como Itália, Uruguai e Espanha, algo que se questionava no momento da Seleção e do atacante

Superou!
Na Copa do Mundo, Seleção enfrenta forte pressão. Não parece abalar Neymar, que já marcou quatro gols e é o artilheiro do time. Brasil só venceu quando ele foi o melhor em campo, contra Croácia e Camarões. Bateu último pênalti contra o Chile, nas oitavas, com frieza. Agora, com dores e com a Seleção questionada, vai sobrar para a Colômbia?