Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Presidentes de Barça e Real teriam ajudado Qatar a conseguir Copa de 2022

Escrito por

Real Madrid e Barcelona, indiretamente, podem estar ligados à polêmica que se instalou com a escolha do Qatar como sede da Copa do Mundo de 2022. De acordo com a revista "France Football", os presidentes dos dois times na época da eleição ajudaram o país do Oriente Médio a angariar votos para sua candidatura, algo ilegal no âmbito da Fifa.

Qatar e Espanha se reuniram e resolveram trocar apoio, já que os espanhóis tinham uma candidatura em conjunto com Portugal para a Copa de 2018. Os qataris apoiariam os ibéricos que, por sua vez, apoiariam os qataris, em uma troca de votos proibida. Além disso, o então presidente do Barcelona, Sandro Rosell, usaria sua amizade com o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira para angariar votos na América do Sul.

Para Rosell era importante que o Qatar fosse eleito sede da Copa, pois em 2008 ele fez acordos, através da sua empresa (a Bonus Sports Marketing) com a Aspire Academy, que se define como uma fundação pública qatari. Dois anos depois, a boa relação com empresas do Qatar fez com que o Barcelona tivesse seu primeiro patrocínio na camisa pago pela Qatar Foundation.

Florentino Pérez, por sua vez, teria entrado no lobby a favor do Qatar por interesses pessoais, já que tem participação importante em empresas com interesses no país e a Copa do Mundo por lá valorizaria suas ações.