Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ex-presidente do Sevilla se entrega e ficará preso por sete anos

Confira a nova camisa azul da Seleção (Foto: Alvaro Rosa/LANCE!Press)
Escrito por

Enquanto a justiça espanhola começa a investir as denúncias ao redor do Barcelona e do seu ex-presidente, Sandro Rosell, o do Sevilla, José Maria del Nido, já foi preso. O ex-dirigente do clube andaluz é acusado de apropriação indébita e fraude fiscal. Ele se entregou à prisão nesta quarta-feira e está condenado a sete anos.

A sua sentença foi conhecida ainda em dezembro do ano passado. Segundo pessoas próximas ao dirigente, ele estava com a cabeça preparada e calma. Quando renunciou ao cargo, ele disse em entrevista coletiva que tinha cometido um erro imperdoável, e que iria compensá-lo. Vai pagar pouco mais de 2,7 milhões de euros (R$ 8,6 milhões).

O caso de Del Nido ficou conhecido como "Minutas". No total, foi condenado por três delitos, que foram provados que aconteceram entre 1999 e 2003, durante o mandato de Julián Muñoz, ex-prefeito da cidade de Marbella, e que o ex-presidente do Sevilla era o advogado. Ainda falsificou documentos e utilizou de informação privilegiada para conseguir desviar dinheiro da prefeitura.

Del Nido foi presidente do Sevilla em um dos períodos mais vencedores de sua história. Entre 2002 e 2013, os andaluzes levaram duas vezes a Copa Uefa, duas Copas do Rei e duas Supercopas da Espanha.