Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Presidente da Ferj detalha proposta de Carioca com 12 clubes na fase final

Escrito por

O presidente da Ferj, Rubens Lopes, aproveitou o encerramento do Fórum do Futebol Carioca para dar alguns detalhes a mais sobre a proposta de formato para o Estadual a partir de 2016. A ideia do dirigente é estabelecer uma fase final com 12 clubes.

- Em relação a 2016, a proposta é que seja disputado em duas fases. Na segunda, apenas com 12 clubes. No mínimo, oito deles sejam os melhores classificados de 2015. O Botafogo, por exemplo, se ficar em nono, não joga direto a segunda fase. Essa é a ideia que temos - contou Rubinho.

A fase preliminar, de acesso ao período mais importante do campeonato, começaria no ano anterior, de acordo com o dirigente.

- Estamos tentando que o rebaixado, imediatamente, entre direto na Série B, no mesmo ano. E o que ascender vá direto para a fase preliminar. Estamos tentando que a fase inicial seja de custo zero, totalmente subsidiada. Ela começaria a princípio em outubro de 2015 - completou.

Rubinho ainda criticou a inércia dos clubes em relação ao envio de propostas para o Carioca.

- Quem faz e aprova regulamento e tabela são os clubes. Quem debate divisão de recursos, debate calendário e aprova regulamento, são os clubes. Se houve equívoco, o equívoco 100% é dos clubes. E na primeira chance que eles tem, fogem do debate. Alguns por falta de conteúdo. Outros porque não têm coragem de vir - emendou Rubens Lopes.