Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Presidente da CBTKD, Fernandes diz: ‘não tenho nada a temer’

Escrito por

O presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), Carlos Fernandes, afirmou que não tem nada a temer com a investigação da Polícia Federal, que suspeita que a entidade tenha fraudado licitações e desviado recursos públicos.

- Quero mais é que eles investiguem, porque não vão achar nada. Não tenho nada a temer - falou, em entrevista exclusiva ao LANCE!Net, relatando que não estava presente nos endereços ligados à CBTKD durante a Operação Contragolpe, da Polícia Federal.

A organização cumpriu mandados expedidos pela 2 Vara Criminal do Rio de Janeiro  à procura de documentos referentes a um repasse de verba do Ministério do Esporte de mais de R$ 3 milhões utilizado, entre outras coisas, para a modernização e entrega de equipamentos a federações estaduais no país.

- Não vivemos mais na ditadura. A forma como foi feita a operação, não tinha necessidade disso. Foi um zelo de autoridade desnecessário. Uma afronta chegarem seis policiais armados... Parecia que iriam entrar numa comunidade pra pegar bandido - reclamou.

Esta não é a primeira vez que a entidade é alvo de investigações. Em 2013, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estudou montar uma comissão temporária para verificar irregularidades na entidade. Não chegou a seguir com o processo, mas, de acordo com Fernandes, enviou uma empresa para o trabalho na CBTKD.

- Fomos investigados pelo COB, pela KPMG (empresa de auditoria). Eles ficaram dois meses aqui dentro e não acharam nada - disse.

Fernandes afirma que as denúncias foram enviadas à Polícia Federal por um grupo de opositores da atual gestão da confederação e que a "briga" é política e infundada.

- Eles (PF) estão com denúncias que foram feitas pela oposição. Tem ex-funcionário envolvido e pessoas desligadas da entidade. É uma falta de bom senso, uma covardia. O ataque é político. Podem até achar uma falha, mas é político - completou.

BATE-BOLA - Carlos Fernandes (Presidente da CBTKD)

1 - O que você pode comentar sobre a investigação em curso?
Eu quero provar tudo na Justiça. De dois anos pra cá, a CBTKD ganhou 90% dos processos na Justiça. Os colegas de imprensa deturpam o que
digo. Alguns elementos continuam covardemente fazendo calúnias.

2 - Você apoia a investigação?
Quero que investiguem, como várias outras varas nos investigaram e fomos tidos como inocentes.

3 - De onde surgiram as denúncias referentes a esse processo?
Temos uma turma da oposição, os caras estão tentando a todo o custo (derrubar a presidência). Eles estão mandando informações à polícia e ao Ministério Público para tentar nos derrubar. A oposição não conseguiu reverter um processo da desfiliação deles. Agora estão tentando na Polícia Federal de alguma forma. Para eles foi uma festa.

4 - Você considera que as denúncias são infundadas?
O taekwondo, na minha gestão, cresceu 200%. Se o presidente não trabalha, ele é incompetente. Se ele trabalha, faz projetos e o ministério ajuda com milhões, ele é chamado de ladrão. Para comprar equipamentos, você tem que ter dinheiro. Aqui, se ajudar, está fazendo coisa errada.

5 - O que foi feito com a verba do Ministério do Esporte?
Apoiamos as federações que não tinham equipamentos, porque o taekwondo vivia no eixo Sul e Sudeste. Agora, a Bahia tem oito atletas na Seleção, o campeão mundial júnior é da Paraíba (Edival Marques). Todo o Nordeste e o Norte estão agradecidos. Os caras querem saber o que fizemos com R$ 3 milhões? Quanto você acha que custa para equipar 15 federações?