Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Prefeito do Rio quer o novo autódromo em Deodoro

Escrito por

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, não cogita mudar de lugar o novo Autódromo Internacional da cidade, previsto para ser erguido em Deodoro, na Zona Oeste. Na terça-feira, o L!Net revelou que o governo federal, responsável pelas obras, suspendeu temporariamente todo tipo de trabalho no local, enquanto uma briga judicial com o Ministério Público-RJ não for solucionada.

A polêmica na construção do novo autódromo começou quando o MP-RJ conseguiu uma liminar para a paralisação das obras até que um estudo de impacto ambiental fosse apresentado pelo governo federal. Desde então, a União tenta cassar o documento.

Diante do impasse, o diretor Jurídico da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Felippe Zeraik, acusou o prefeito do Rio de ter abandonado o processo de construção da nova instalação. Em 2012, Paes negociou com a entidade a antecipação da destruição do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, para a construção do Parque Olímpico dos Jogos Rio-2016 em troca da promessa de que o novo estaria concluído em até um ano e meio.

- A CBA tem toda a razão. É importante ter um autódromo no Rio de Janeiro, a área prevista é aquela área de Deodoro e acho que ainda é a melhor alternativa. Estamos esperando (resolver) esses imbróglios ambientais.

Sobre a presença de artefatos explosivos no terreno, que ainda passa por uma descontaminação, Paes ironizou. O local escolhido para o novo autódromo, que fica em uma área militar, ainda contém bombas enterradas, por causa de um acidente ocorrido em 1958.

- (Dizem) que tem bomba parar explodir ali. É tanta gente palpitando. Imagina se alguém é insano o suficiente para construir uma pista de automobilismo em um lugar cheio de bomba para explodir. Ninguém aqui é suicida ou homicida, mas essas coisas, às vezes, exigem que a gente esclareça, detalhe, fale 500 vezes - salientou Paes, que iniciou nesta quarta-feira as obras do quarto corredor de ônibus expresso, o Transbrasil, que ligará Deodoro ao Centro do Rio.

O Transbrasil já foi considerada uma obra olímpica mas, depois, foi retirado do projeto. A via tem previsão para ficar pronta no fim de 2016.