Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Portuguesa vê possível exclusão da Série B como ‘incabível’

Escrito por

José Luiz Ferreira de Almeida, advogado e novo vice-presidente jurídico da Portuguesa, vê como "incabível" a intenção do STJD de pedir a exclusão do time da Série B do Brasileirão por ter abandonado a partida contra o Joinville, na última sexta-feira, na Arena Joinville. A denúncia contra a Lusa será registrada nesta terça-feira.

- É incabível. Ele (Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD) vai pedir a nossa exclusão? Incabível. A Portuguesa só deixou a partida por causa de uma ordem judicial. A esfera esportiva não pode sobrepor uma decisão judicial - declarou José Luiz Ferreira de Almeida, ao LANCE!Net.

- Já estamos preparando a nossa defesa, mas não vamos revelar nada enquanto não recebermos oficialmente a denúncia - complementou.

Conforme o LANCE!Net revelou nesta segunda-feira, a procuradoria-geral do STJD articula uma denúncia baseada no artigo 205 do CBJD, que prevê multa, perda de pontos em favor do adversário e, comprovado prejuízo a terceiros, como outras equipes e torcedores, a exclusão da competição em disputa.

De acordo com o procurador-geral, Paulo Schmitt, o clube paulista deverá responder também pela infração ao artigo 69, inciso 2, do Código Disciplinar da Fifa. O texto prevê rebaixamento a quem "influenciar o resultado da partida contrariando a ética desportiva".

Os jogadores da Lusa saíram de campo aos 17 minutos do primeiro tempo, com o jogo empatado por 0 a 0, por conta de uma liminar obtida no último dia 10 por um torcedor. A decisão foi cassada no sábado e, segundo a CBF, ela já nem mesmo valia antes por causa da decisão do STJ de concentrar as ações que envolvem o rebaixamento da Série A-2013 na Justiça do Rio de Janeiro.

O rebaixamento poderá custar o ano esportivo da Lusa. Como foi desclassificada da Copa do Brasil no último dia 9 pelo Potiguar de Mossoró, a equipe corre o risco de não disputar mais jogos oficias nesta temporada. O STJD deverá julgar o caso no início da próxima semana.