Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Porto Alegre espera 50 mil argentinos e aposta em ‘cordialidade de vizinhos’ e vigilância na fronteira contra tumultos

Chilenos provocam tumulto e invadem gramado do Maracanã (Foto: Paulo Sérgio/ LANCE!Press)
Escrito por

Maracanã foi tomado por argentinos no jogo contra a Bósnia (FOTO: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

Porto Alegre se prepara para receber uma legião de argentinos a partir de segunda-feira. Com a partida entre a Alviceleste e a Nigéria marcada para quarta-feira próxima, no Beira-Rio, pela terceira rodada do Grupo F, a expectativa é que a capital gaúcha receba cerca de 50 mil turistas do país vizinho, dada a proximidade geográfica entre o Rio Grande do Sul e o país. 

Para ser ter uma ideia da dimensão disso, franceses e holandeses, os turistas com mais afluxo até agora na cidade neste Mundial, foram com cerca de 1/5 disso, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. E, de acordo o secretário da pasta, Airton Michels, a preparação de logística e segurança para essa situação já estava traçada antes do início do torneio. 

- Não há nenhum esquema específico criado nos últimos dias. Claro, um jogo com 10 mil estrangeiros é uma coisa, com 50 mil é outra a operacionalidade. Para que os argentinos tenham uma melhor acolhida procuraremos dar uma maior atenção pelo volume. Nós, desde o momento em que foi feito o sorteio e essa partida caiu aqui, em dezembro do ano passado, já nos preparamos. Na verdade, estamos com nosso esquema armado desde o início dos protestos, no meio do ano passado. Criamos uma estrutura que não diz respeito a qualquer um dos países, trouxemos 1.500 policiais do interior, sendo 35 policiais civis - declarou em entrevista ao LANCE!Net.

Além da estrutura de policiamento, Michels aposta na relação cordial e próxima entre gaúchos e argentinos para que não haja nenhum problema. Duas partidas da Copa Libertadores ocorridas neste primeiro semestre envolvendo argentinos na cidade (Grêmio contra Newell's Old Boys e depois contra o San lorenzo) serviram de experiências desde a fronteira até a capital. 

- Claro que nesses dois jogos o contingente de argentinos foi bem menor, entre 2.500 e 3 mil, mas serviu para experimentarmos o esquema de segurança - complementou o secretário. 

Ainda assim, a Cidade Baixa, bairro de bares e intensa vida noturna de Porto Alegre, terá reforço da Policia Militar para evitar problemas. 

Chilenos provocaram tumulto no Maracanã e acenderam alerta para Porto Alegre (FOTO: Paulo Sérgio/ LANCE!Press)

DE OLHO NOS BARRA BRAVAS

A questão dos barra bravas (torcedores violentos) que atuam na Argentina e podem aparecer em jogos deste Mundial também está sob controle, assegura Michels. A Polícia Federal tem atuado na fronteira desde o começo do torneio e sete integrantes dessas torcidas foram impedidos de ingressar no Brasil. A Interpol (Policia internacional) repassou ao Governo Federal uma lista com 2,1 mil condenados na Argentina para que sejam impedidos de pisar em território nacional. 

- Eles causam problemas na Argentina e estamos de olho na vinda para cá. Pela proximidade, trocamos muitas informaçoes. Operações conjuntas antes na fronteira já fazíamos pela questão das armas e drogas. Acentuamos essa relação. Temos um sistema para rastrear esse tipo de torcedor. 

Outra preocupação está ligada à tentativa de invasão do estádio por torcedores sem ingresso. Episódios no Maracanã com argentinos e chilenos acendeu o sinal de alerta. Por isso, o rigor nas barreiras do entorno do Beira-Rio será fortalecido. Vale ressaltar que na Argentina foram vendidos pouco mais de 18.500 ingressos para o duelo contra a Nigéria, o que sugere que muitos dos que irão a Porto Alegre não terão bilhetes. 

A partida entre Argentina e Nigéria está marcada para a próxima quarta-feira, dia 25, às 13h, no Beira-Rio, Será o penúltimo jogo do estádio na Copa. Antes, ele recebe neste domingo Argélia x Coreia do Sul e na segunda, dia 30, um jogo das oitavas de final (primeiro colocado do Grupo G x segundo colocado do Grupo H).