Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ponte Preta ‘vence’ o Guarani e chega à primeira final internacional

Escrito por

Mesmo longe da sua melhor fase, o futebol de Campinas conseguiu um feito histórico em 2013. A campanha da Ponte Preta na Copa Sul-Americana já rendeu a primeira final internacional para clubes da cidade. A Macaca eliminou Criciúma, Deportivo Pasto (COL), Vélez Sarsfield (ARG) e o São Paulo para chegar à decisão contra o Lanús (ARG), mas, indiretamente, venceu também seu arquirrival Guarani.

Tradicional no futebol, sobretudo na década de 70 e 80, a cidade já tinha chegado perto do feito atual da Macaca. com o Bugre. Em 1979, um ano após a conquista do Campeonato Brasileiro - maior título dos clubes campineiros até hoje -, o Guarani disputou a Libertadores e chegou até o triangular semifinal. A equipe fez boa campanha na primeira fase e caiu na chave decisiva com o Palestino (CHI) e Olímpia (PAR), mas não resistiu e foi eliminado com três empates e uma derrota.

O Guarani soma também outras duas participações na Libertadores (1987 e 1988) e uma na extinta Mercosul, em 1995. Mas nunca com tanto sucesso como a Macaca nesta edição da Sul-Americana. O Bugre, no entanto, ostenta o título Brasileiro de 1978, contra os cinco vice-campeonatos paulista da Ponte, que agora tem a chance de "estrear" a sala de troféus com uma conquista internacional.

No entanto, a cidade de Campinas não poderá assistir de perto a decisão da Sul-Americana. Isso porquê o estádio Moisés Lucarelli não comporta 40 mil espectadores, como exige o regulamento da Conmebol. A Macaca mandará o primeiro jogo da final diante do Lanús, quarta-feira, às 21h50, no Pacaembu.