Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contra a Ponte, Muricy coloca em jogo histórico de superações no São Paulo

Escrito por

Quase ninguém acreditava no Expressinho que venceu a Conmebol em 1994. Muricy acreditava. Quase ninguém acreditava que o São Paulo venceria o Brasileiro de 2008. Muricy acreditava. Quase ninguém acreditava que o São Paulo se livraria do rebaixamento este ano. Muricy acreditava. Quase ninguém acredita que o São Paulo pode eliminar a Ponte Preta da Copa Sul-Americana na noite desta quarta-feira. Mas Muricy acredita...

Não foram poucas as vezes em que o técnico viu do banco o Tricolor superar adversidades e reagir de maneira inesperada. E é nesse sentimento que o “Clube da Fé” se apega para vencer por três gols de diferença e sair do Estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim, às 21h50 com transmissão em tempo real do L!Net.

– Sempre digo que um técnico voltar a ser tricampeão brasileiro no mesmo time é quase impossível porque nesse meio tempo perde um campeonato e querem tirar o técnico. Fiquei várias vezes assim, para cair, e sempre dava voltas por cima, recuperava, conseguia dar o título. Essa é a reação do profissional, não desisto mesmo. Tive vários momentos que me superei bastante – lembra o técnico.

Muricy deixa transparecer a emoção, algo que acontece sempre que se refere ao São Paulo. Ele respira o clube. E também por isso reage mal quando lembram de seus fracassos, um sentimento de torcedor. Mas o técnico sabe que precisará superar um trauma para a crença na classificação virar realidade.

Na passagem anterior, foram quatro eliminações para Brasileiros em jogos internacionais. Internacional, em 2006, Grêmio, em 2007, Fluminense, em 2008, e Cruzeiro, em 2009, todas na Libertadores. Ele acredita que não precisará acrescentar a Ponte, em 2013...

Muricy acredita em virada do São Paulo na Copa Sul-Americana

As superações de Muricy

Conmebol 1994
Então auxiliar-técnico de Telê Santana, Muricy comandou o São Paulo na Copa Conmebol de 1994. O time era formado apenas por garotos e tinha como destaques Rogério Ceni, Caio, Juninho, Denilson e Catê. Poucos apostavam, mas o Tricolor foi vencendo, eliminou o Corinthians e ganhou o título sobre o Peñarol (URU).

Brasileiro 2008
O São Paulo virou o turno no meio da tabela e longe do líder Grêmio, mas a surpreendente campanha no returno fez a equipe decolar e subir a ponto de chegar na última rodada dependendo apenas de si para ser campeão. Vitória sobre o Goiás coroou o trabalho de Muricy Ramalho.

Tri inédito
Essa conquista de 2008 fez com que o São Paulo se tornasse, pela primeira vez em sua história, tricampeão. Nem do Paulista o clube conseguiu três títulos consecutivos. Também foi a primeira vez que um clube venceu três Brasileiros seguidos. Muricy esteve à frente do time nos três anos.

Rebaixamento?
Assumiu o time na degola justamente contra a Ponte Preta no primeiro jogo do returno. Em 17 partidas no Brasileirão conquistou 32 pontos e livrou qualquer possibilidade de queda. Tem a terceira melhor campanha da segunda parte do torneio, só atrás de Cruzeiro e Goiás.