Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Peter defende Flu e diz que clube está pronto para jogar qualquer divisão

Invasão Alvenegra (Foto: Reprodução/ Facebook)
Escrito por

O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, se pronunciou pela primeira vez nesta sexta-feira sobre os casos das escalações irregulares de Héverton, da Portuguesa, e André Santos, do Flamengo, clubes que serão julgados na próxima segunda-feira no STJD, às 17h, no Centro do Rio, e dependendo do resultado, podem salvar o Flu de disputar a Segunda Divisão de 2014.

Bem na linha de uma defesa institucional, Peter foi veemente ao criticar alguns setores da imprensa, responsáveis por formar a opinião pública, por agir segundo uma postura que ele considera parcial. O mandatário afirmou que não fosse o Tricolor envolvido no imbróglio, dificilmente teria sido criada tamanha polêmica e que a não punição da Portuguesa para prejudicar o Flu iria de encontro ao interesse de todos os clubes que cumpriram as leis no Campeonato Brasileiro.

O mandatário ainda lembrou das contribuições do Fluminense para a sociedade e detalhou os polêmicos casos das viradas de mesa de 1996 e 1999, dos quais o Flu nunca teve uma papel de protagonista.

Confira abaixo o pronunciamento de Peter seguidos dos principais pontos da coletiva:

Critica a imprensa

Estive com a imprensa há pouco tempo para falar das primeiras mudanças do futebol do Fluminense e o planejamento para disputar a Série B e nos deparamos agora com a notícia da irregularidade de um atleta da Portuguesa. Eu também fui surpreendido com a situação e o Fluminense passou a acompanhar o seu desenvolvimento. Natural, apesar de ser algo que se refere só a Portuguesa e não se refere apenas ao Fluminense. Houve uma parte da mídia, pessoas ligadas ao futebol, de associar o Fluminense a uma situação que o clube não teve nenhuma participação. O Flu esteve próximo de não conseguir vencer o jogo do Bahia e após essa vitória, sentindo a dor da queda, já começou a se preparar para a Série B.

Outros casos no futebol brasileiro

Toda essa discussão de que o Flu tem envolvimento político, CBF, grande x pequeno, poderosos x fracos, isso nunca existiu. O Fluminense não participou de nada nesse sentido e apenas acompanhou o desenrolar das situações, todavia, o Fluminense está sendo prejudicado e utilizado de uma forma indevida no cenário. Não há discussão de que houve ou não descumprimento da norma, isso já está definido, mas nada tem a ver com o Fluminense. Querer justificar a não aplicação de uma pena por conta da violação ou não de uma norma porque o Flu esteve no passado associado a situações que nem eram ligadas ao clube é um erro. O Flu não teve relação com o caso Ivens Mendes em 1996. Na João Havelange foi o caso Sandro Hiroshi, o Botafogo tinha perdido de 6 a 1 para o São Paulo, mas fez bem o papel dele, viu o descumprimento de uma norma e ganhou os pontos. O Flu nada teve a ver naquele momento também. Criaram a João Havelange e o São Caetano também veio de outro módulo. A Copa João Havelange foi o mesmo modelo da Copa União vencida pelo Flamengo.

Flu pronto para jogar qualquer divisão

Criou-se uma comoção que é uma briga de David contra Golias, mas pera aí, o Golias não está nem envolvido. O Fluminense respeita a Portuguesa, acata as regras e a decisão do tribunal. Teve casos parecidos com o próprio Flu neste ano e o clube cumpriu as regras nos casos de Felipe e Fred pedindo efeitos suspensivos. Se esse caso da Portuguesa tivesse ocorrido na terceira rodada, ninguém discutiria essa questão. O que está em discussão é a aplicação da regra e será julgada pelo tribunal. Isso não tem nada a ver com o Fluminense. O Fluminense cumpre as regras. Pensa bem. Existe erro mais grosseiro que o gol do Criciúma, impedido mais de dois metros? Nós aceitamos porque era um ser humano ali. O Fluminense respeita as regras, sofre com as regras do Estado às vezes pela questão da dívida, batalha fiscal, mas é cumpridor de seus deveres. As pessoas querem criar, inverter uma situação, criar uma anarquia na sociedade. Querem criar um estado de exceção para atender os interesses de alguns. Mesmo que o Flu permaneça na Série A o Fluminense já vai estar punido porque vai ser questionado o ano inteiro. Não é o Fluminense que decide onde vai jogar. Se o Tribunal decidir que o Flu vai ficar na B, jogaremos B, se decidir a A, jogaremos a A. O que não queremos é que se crie um ambiente hostil ao Fluminense porque o Flu hoje cumpre as regras, os contratos, é só perguntar para as pessoas com que temos contratos. O Fluminense é um clube que deixou um grande legado para o futebol brasileiro.  O clube que ajudou a construir o futebol no Brasil, fundou a Seleção Brasileira, tem uma história fenomenal no futebol brasileiro.

LEIA MAIS:
> Padarias ameaçam boicote em caso de queda da Lusa
> Advogado do Corinthians defenderá Lusa no STJD
> Em 2010, procurador era a favor do resultado de campo
> Secretário nacional analisa declarações de Schmitt
> Auditor do STJD é substituído por 'antecipar' voto

Vencer a batalha jurídica de segunda-feira 

O Fluminense nao vence  e nem perde essa questão. Ele nao participa dessa disputa. A aplicação da regra ou não, se refere à Portuguesa. Imagina se invertessemos, será que haveria essa comoção? Será que se fosse o Flu estaríamos aqui falando em justiça? Quer se falar em justiça divina porque o Flu não jogou a Série B na Joao Havelange. Onde vamos parar? Se houve um erro, o judiciário é criado para isso. O tribunal também. Vai aplicar as regras como o supremo aplicou. Condenou pessoas importantes no mensalão e o fez porque infrigiram as regras. A regra nao pode ser aplicada por conveniência. A regra foi criada para a gente viver organizadamente. Se olharmos o Brasileiro, você acha justo o Flu sempre jogar em outro lugar que nao era previsto como visitante? Quando o tribunal estava punindo os clubes para jogarem a 150 km do seu estádio, ele punia na verdade o visitante. O mandante nao tinha perda econômica, estádio cheio e quem pagava o preço era o visitante. Em vez de jogar em Santos, jogou-se em Presidente Prudente sem condições alguma.

Jogar a Série B

Não teremos problema algum em jogar a Série B. Jogaremos e tenho certeza de que voltaremos à Série A no ano seguinte se assim for definido. Serie B nao é bicho papao. A torcida do Palmeiras abraçou o time e fez uma campanha brilhante. Jogar a B não maculou a imagem do Palmeiras e querem macular a imagem do Fluminense. Jogaremos com a mesma atitude sem nenhum problema, indo para todo o Brasil, jogos televisionados. Vamos entrar para ganhar a Série B.

Flu como o principal culpado do futebol brasileiro

O Fluminense tem uma contribuição ao futebol brasileiro gigantesca. Colocar o Fluminense como culpado dessa situação que é única e exclusivamente da Portuguesa está errado. O Flu quer que as regras sejam cumpridas. O Fluminense quer que o Campeonato Brasileiro seja um produto forte e futuramente seja vendido para a Europa. Não cumprir regras que cria insegurança para a competição, não o contrário. As regras são criadas para serem cumpridas. Existe uma regra e ela será analisada pelo tribunal, o Flu rechaça qualquer avaliação assodada e qualquer tentativa de envolver uma posição política do tribunal. O presidente acatará as regras como elas são.

Opinião sobre o julgamento da próxima segunda-feira e jogar a Série B mesmo ficando na Série A

Existe uma regra. Você quer transgredí-la? É a pergunta que se faz. Você descumpre uma regra no transito, vem alguém e quer um suborno para resolver, você vai aceitar aquilo para descumprir a regra? O Flu sempre aceitou as determinações e o que manda a lei. O Flu pediu efeito suspensivo para Felipe e Fred. Eu não estaria apto para jogar a Série B. Descumpriria a lei e poderia ir até para a prisão. Gente, vamos acabar com a hipocrisia! Vamos cumprir as regras, a lei. Não há sentido nenhum o Fluminense que vem cumprindo as regras não cumprir mais.

Posição do Fluminense

Flu não é vítima, Portuguesa não é vítima. São fatos. O Fluminense não admite essa situação porque a norma vale da primeira à última rodada. Aplicar de maneira especial só para um, você está prejudicando todos que cumpriram as leis do campeonato. Essa é a posição do Fluminense.