Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Perto de vexame, Coreia do Sul tenta milagre para salvar asiáticos na Copa

Escrito por

A Copa das Copas, como tem sido chamado o Mundial no Brasil, pode também ser a do vexame asiático. Sem nenhuma vitória até o momento, o continente tem na modesta Coreia do Sul a última chance de não sair zerado. Os coreanos enfrentam a Bélgica nesta quinta-feira, às 17h, na Arena Corinthians.

Em 11 jogos até o momento, incluindo os dois da Coreia pelo Grupo H, as seleções asiáticas só decepcionaram. Como a Austrália, da Oceania, disputa as eliminatórias pela AFC (Confederação Asiática de Futebol), são oito derrotas e três míseros empates. Detalhe: todos ficaram na lanterna dos grupos.

O possível vexame é ainda maior se levado em conta que a última vez que os asiáticos passaram em branco foi na Copa de 1990, na Itália, há distantes 24 anos.

Neste meio tempo, a própria Coreia proporcionou a maior alegria ao continente, com o quarto lugar no Mundial de 2002, em que sediou em parceria com o Japão.

Talvez por isso a mídia coreana venha classificando uma vitória hoje como um “milagre”. Ainda com chances de ir às oitavas, a seleção do técnico Hong Myungbo tem de vencer, torcer por empate ou vitória da Rússia no duelo contra a Argélia e descontar o saldo.

A Coreia entra na rodada com menos dois, a Rússia com menos 1 e a Argélia com um a favor. A Bélgica, com seis pontos, está garantida e deve ficar com o primeiro lugar.

Capitão da Coreia no milagre de 2002, Myungbo destacou a diferença de preparação física dos asiáticos para os demais como responsável pelos maus resultados.

– Os jogadores estão melhorando, mas a Copa é bem difícil desta vez. A diferença física é muito grande em relação ao futebol asiático. Temos talento, mas os resultados não são bons. Temos de pensar em um momento de transição, de virada – declarou o coreano.

ASIÁTICOS EM COPAS

Sem vitória
A primeira participação de uma seleção asiática na Copa foi em 1954, na Suiça. A Coreia do Sul perdeu os dois jogos que fez. Isso se repetiu com Irã, em 1978, Kuwait, em 1982, Coreia do Sul e Iraque, em 1986, e Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul, em 1990.

......................

Em 2014
A filiada Austrália perdeu seus três jogos no Grupo B, o Japão empatou um e perdeu dois no C, Irã empatou um e perdeu dois no F e Coreia do Sul empatou um e perdeu um no H.