Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Perdedor de Santos x Palmeiras pode se livrar de clássico na semifinal

Ághata e Bárbara Seixas - Vôlei (Foto: Paulo Frank/CBV)
Escrito por

A liderança geral do Paulistão está em jogo para Palmeiras e Santos no próximo domingo, na Vila Belmiro. Mas será mesmo que ficar em primeiro trará mais vantagens na sequência do torneio? Se a ideia é fugir de um clássico, a resposta pode ser negativa.

Hoje, o Verdão, com 35 pontos, é o melhor do torneio, com dois de vantagem sobre o Peixe. O regulamento do Paulistão prevê que o líder geral, somando também a pontuação das quartas de final, irá pegar o quarto, na semi. Segundo e terceiro farão a outra partida.

Caso Santos, Palmeiras, São Paulo e Botafogo, que farão as quartas em casa, confirmem o favoritismo, a chance maior é de o líder geral (Verdão ou Peixe) fazer o clássico contra o Tricolor da capital na semifinal. O São Paulo tem 24 pontos, contra 28 do Botinha, hoje.
Obviamente, são apenas projeções, já que as pontuações ainda sofrerão alterações até a semi. A começar pelo duelo entre são-paulinos e botafoguenses, domingo, no Santa Cruz: o time da capital pode deixar a diferença em um ponto.

Fato é que o Palmeiras já terá a liderança geral assegurada até a final caso vença o Santos: abrirá cinco pontos e, independentemente dos resultados nas fases seguintes, será sempre o melhor se avançar.

Uma vitória do Peixe, no entanto, ainda poderia ser revertida pelo Verdão nas quartas. O Santos ficaria um ponto à frente, mas poderia perder o posto se passar pela Ponte Preta nos pênaltis (após um empate) e o Palmeiras vencer seu jogo.

Caso os clubes com pontuações inferiores surpreendem nas quartas de final, as projeções, claro, serão outras para a semifinal. Mas até mesmo o Ituano, segundo em sua chave, tem pontuação melhor do que o São Paulo: 25 contra 24. O Galo de Itu ainda busca a vaga.

Arouca, volante do Peixe, não pensa em outro resultado com o Palmeiras que não seja a vitória, e parece não se importar com um clássico antecipado:

- De maneira nenhuma. Independente de quem pegar nas semis, primeiro tem que passar pelas quartas. Depois pensar na semifinal - disse o jogador após empate com o Rio Claro no último fim de semana.

O técnico do Verdão, Gilson Kleina, também quer pensar só jogo a jogo.

- Vamos fazer de tudo para ser o primeiro da competição. É fundamental decidir ao lado do torcedor. Faz realmente a diferença. Se tivermos algum tropeço no jogo, é onde vamos pegar a energia maior. Temos de sentir o peso da nossa torcida, da camisa, gostaria muito de decidir em casa - afirmou.