Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Parceiros há 20 anos, Adilson Batista e Renato Gaúcho trocam elogios

SAT - Banner para inserir na nota
Escrito por

Na quinta-feira, Adilson Batista e Renato Gaúcho estarão separados por alguns metros na beira do gramado do Maracanã. Cada um comandando o seu time na semifinal do Campeonato Carioca. Os dois treinadores, todavia, são velhos conhecidos. Há 20 anos, o vascaíno era um zagueiro de qualidade indiscutível e o tricolor um atacante que colocava medo nos adversários. Mas o tempo passou...

Na década de 1990, Adilson e Renato foram companheiros no Cruzeiro (1992 e 1993) e no Atlético-MG (1994). Mas, curiosamente, eles são grandes ídolos do Grêmio. O técnico do Vasco foi o capitão da conquista dos gaúchos na Copa Libertadores 1995, enquanto o comandante do Fluminense, cinco anos mais velho, foi o craque no título de 1983 no torneio continental, além do Mundial Interclubes.

E MAIS
- Carlinhos minimiza jejum contra o Vasco: 'Tabu existe para ser derrubado'
- ‘Mensalão’ volta a agitar processo de eleição presidencial do Vasco

Companheiros de outrora e rivais nesta quinta-feira, os dois guardam boas lembranças do passado.

- Enfrentei-o poucas vezes, pois na maioria delas jogamos juntos. Mas o Renato sempre foi um jogador de potencial, muita força e poder de definição. Hoje nos encontramos muito pouco, sempre em jogos - disse o vascaíno.

Já Renato celebra a amizade que existe entre os dois até hoje.

- O Adilson é um bom técnico. Somos amigos até hoje, colegas de profissão, e já jogamos juntos no Cruzeiro e no Atlético-MG.

Embora tenham sido jogadores de qualidade indiscutível, os dois ainda buscam tornar-se treinadores com este mesmo adjetivo. Um título carioca pode ser o início.

OPÇÃO POR TRÊS VOLANTES

Tanto Vasco quanto Fluminense, apesar estarem entre os melhores ataques do Carioca – com 31 gols marcados cada – costumam atuar com três volantes. No Vasco, Adilson tem escalado frequentemente o meio-campo com Guiñazú, Aranda e Pedro Ken, deixando Douglas como o único meia.

Já Renato tem optado pelo Fluminense com Valencia, Diguinho e Jean. E apenas Conca como armador. Contudo, os dois treinadores ainda não confirmaram qual serão as formações no clássico nesta quinta-feira. No Cruz-Maltino, por exemplo, Adilson treinou com dois volantes na terça e três atacantes.

ADILSON E RENATO JUNTOS

Cruzeiro
Entre 1992 e 1993, a dupla estava junta atuando pelo Cruzeiro. Renato Gaúcho foi do Botafogo para o clube mineiro. Já Adilson Batista, por sua vez, saiu do Atlético-PR, em 1989, e ficou na Raposa até 1993. Lá, a dupla conquistou um Campeonato Mineiro e uma Supercopa dos Campeões da Libertadores, ambas no ano de 1992.

Atlético-MG
O reencontro de Adilson Batista e Renato Gaúcho aconteceu no ano seguinte e, coincidentemente, em Minas Gerais. Desta vez foi atuando pelo Atlético-MG. Ao sair da Raposa, Adilson seguiu para o Internacional, chegando ao Galo em 1994. Já o treinador do Fluminense deixou o Flamengo para defender o clube mineiro.