Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tal pai, tal filho! Veja ícones do esporte que treinaram suas crias

Bob Bradley e Michael Bradley (Foto: Jim Watson/AFP)
Escrito por

O ex-atacante Henrik Larsson assumiu recentemente o Helsingborg e vai realizar um sonho: treinar o próprio filho em uma equipe profissional. Porém, um pai sendo o chefe da própria cria é mais comum do que se imagina, não só no futebol mas em outros esportes também. O LANCE!Net separou alguns exemplos de pais que treinaram os próprios filhos em várias modalidades.

A lista é extensa: vai do tênis, passa pelo vôlei, pelo próprio futebol e desembarca no...MMA! Isso mesmo, até os lutadores do UFC e de outras organizações de artes marciais mistas também se sentem mais seguros no octógono (ou no ringue) com seus pais como seus segundos.

Veja os principais duetos entre pais e filhos no esporte:

1) BERNARDINHO E BRUNINHO (VÔLEI)

Bernardinho é campeão olímpico com a Seleção Brasileira masculina de vôlei e bancou o filho como titular do time, mesmo tendo Ricardinho como opção. Juntos, pai e filho ajudaram o esporte a crescer ainda mais no país.

-

2) CESARE E PAOLO MALDINI (FUTEBOL)

O filho é um dos maiores defensores da história do futebol. O pai é um dos grandes técnicos da excelente escola italiana de treinadores. Juntos, porém, Cesare e Paolo Maldini jogaram a Copa do Mundo de 1998 e estiveram juntos brevemente no Milan.

-

3) SIR ALEX E DARREN FERGUSON (FUTEBOL)

Sir Alex Ferguson é um dos maiores símbolos do Manchester United. Também porque colocou a felicidade do filho em xeque pelo clube. Darren Ferguson jogou nos Red Devils entre 1990 e 1994, mas foi dispensado pelo próprio pai por deficiência técnica. Virou treinador e comanda atualmente o Peterborough, da Terceira Divisão inglesa.

-

4) HÉLIO RUBENS E HELINHO (BASQUETE)

Uma das grandes parcerias do basquete nacional, a relação entre Hélio Rubens e o armador Helinho foi de muito sucesso, com passagens marcantes por Vasco e Franca, além da Seleção Brasileira.

-

5) ZINEDINE E ENZO ZIDANE (FUTEBOL)

Zinedine Zidane está atualmente proibido de treinar o Real Madrid B, o Castilla, pois não teria licença para trabalhar. Mesmo assim, ele teve alguns meses para conhecer o time e treinar o filho Enzo, que está ainda no Real C, mas participou de algumas sessões de treino do próprio pai.

-

6) RICKSON E KRON GRACIE (JIU-JITSU E MMA)

Após a trágica morte do primogênito Rockson, Rickson se dedicou a ensinar tudo que sabia da arte suave a Kron, seu outro filho. Aos poucos, ele começou a se destacar em competições com e sem quimono e agora deve estrear no MMA. Sempre com o pai de olho.

-

7) ABEL E FÁBIO BRAGA (FUTEBOL)


O veterano técnico Abel Braga teve a oportunidade de treinar o filho Fábio no Fluminense. Os dois, porém, seguiram direções opostas. O treinador foi para o Sul treinar o Internacional e o jogador para o Nordeste, onde está emprestado ao América-RN.

-

8) FLOYD MAYWEATHER SR. E FLOYD MAYWEATHER JR. (BOXE)

Um dos maiores boxeadores de todos os tempos e esportista que mais fatura no mundo, Floyd Mayweather Jr. começou no esporte graças ao pai, também um boxer profissional, mas com menos prestígio que o filho. Floyd Sr. treinou a cria por muito tempo. Os dois brigaram, mas já voltaram a se falar.

-

9) RICHARD WILLIAMS E IRMÃS WILLIAMS (TÊNIS)

Venus e Serena Williams revolucionaram o tênis feminino, mas nada disso seria possível sem o estilo agressivo de treinos do pai das irmãs, Richard Williams. Graças a ele, as duas bateram diversos recordes. Richard, porém, já foi acusado de ser muito duro com as filhas.

-

10) BOB BRADLEY E MICHAEL BRADLEY (FUTEBOL)

Quando Bob Bradley decidiu chamar seu filho Michael para a seleção americana, a questão já não era um grande tabu. Na Croácia, Zlantko Kranjcar já chamava o filho Niko com regularidade. A decisão do pai se provou acertada quando Michael se tornou um dos principais volantes do Campeonato Italiano pela Roma. Agora, ele está de volta à Major League Soccer com o Toronto e é um dos líderes do USMNT.