Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Opinião: Estratégia Empresarial e o Futebol Brasileiro

Cruzeiro x Goiás - Campeonato Brasileiro (Foto: Ramon Bitencourt/LANCE!Press)
Escrito por

A ideia de que as organizações devem ser geridas estrategicamente é um consenso na sociedade atual. Conceber uma estratégia, caso a caso, é algo que faz com que as instituições maximizem suas performances ao longo do tempo.

Quando se concebe a estratégia de uma organização, três conceitos são relevantes: visão de futuro, atenção ao ambiente externo e construção de diferenciais.

Organizações que possuem uma boa estratégia olham para o futuro, têm uma perspectiva de longo prazo. Basicamente, define-se metas futuras a serem alcançadas, programando-se um caminho para atingi-las – o chamado Planejamento Estratégico.

Organizações que se pretendem saudáveis devem olhar de forma atenciosa para o ambiente externo e, em especial, para o seu conjunto de consumidores, para o seu mercado. Não que o ambiente interno não seja importante, mas as demandas internas devem ser estruturadas a partir da definição do que se pretende ofertar ao ambiente externo, que garante a sustentabilidade do negócio ao longo do tempo.

A construção de diferenciais é algo imprescindível para que as organizações sejam prósperas. Fazer a mesma coisa que os concorrentes, só que melhor, não garante o sucesso. O que abre as portas para o êxito é fazer diferente, é inovar, com intuito de se obter vantagens competitivas.

Infelizmente, são poucos os clubes de futebol brasileiros que possuem uma estratégia própria. Os pouco que o fazem, têm estratégias falhas. Duvida? Então, qual é a estratégia de seu clube de coração? Saberia enunciá-la?

O fato dos clubes brasileiros não privilegiarem uma visão estratégica pode explicar muito sobre a indigente situação do futebol brasileiro, sob o ponto de vista da gestão: para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve, e nenhum dos caminhos possíveis leva ao lugar almejado.