Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contra oito mexicanos da final de 2012, ‘geração Neymar’ quer enterrar trauma

Climão: Bósnios são minoria, mas acreditam no time (Foto: Igor Siqueira)
Escrito por

Uruguai, 1950, Maracanazo... Os jogadores da Seleção responderam a respeito do tema quase todos os dias desde o início da preparação, em 26 de maio. O maior fantasma da atual geração, no entanto, não vem de Montevidéu. Mas fala espanhol. A derrota com a Seleção para o México na final da Olimpíada de 2012, por 2 a 1, em Londres, é o maior trauma de Thiago Silva, Marcelo, Oscar, Neymar e Hulk com a amarelinha.

Os cinco convocados por Mano Menezes na época são titulares de Felipão. São os únicos que estão na Copa do Mundo. É verdade o trauma não os abalou na Copa das Confederações, também na segunda rodada, também em Fortaleza, palco do jogo de terça. Vitória: 2 a 0.

Também é verdade que só quatro mexicanos que foram a campo no ano passado estão na Copa: Corona, Salcido, Moreno, Giovani dos Santos (ao todo, 12 convocados em 2013 estão no grupo atual). Por outro lado, oito que jogaram em 2012 estão hoje no Brasil: Corona, Salcido, Reyes, Herrera, Aquino, Peralta, Fabián e Raul Jimenez (Giovani estava nos Jogos Olímpicos também, mas não jogou a decisão).

– É triste. Fiquei muito triste, lógico. É uma medalha que o Brasil nunca conquistou e perdemos na final. O México é um time muito bom. Eu espero que a nossa Seleção, na próxima Olimpiada, conquiste o ouro – afirmou Oscar.

Salcido, Herrera, Fabián, Giovani e Peralta jogaram na estreia do México, contra Camarões, sexta. Oscar & Cia. querem sepultar de vez qualquer trauma e encaminhar a vaga às oitavas. Se a Olimpíada, que seria inédita, está abaixo da Copa das Confederações, nada se compara à Copa do Mundo.

– Com certeza, será tão difícil quanto foi no ano passado. Tomara que a gente vença de novo. Sabemos que é Copa do Mundo, vontade extra de vencer – disse Oscar.

No sábado, Roque Júnior e Alexandre Gallo voltaram à Granja Comary para finalizar o relatório de análise dos mexicanos em reunião com Luiz Felipe Scolari. O primeiro viu in loco México 1x0 Camarões, em Natal. A rápida saída de bola dos mexicanos e os avanços do lateral-esquerdo, Miguel Layún, no setor que joga Daniel Alves são pontos que merecem atenção da Seleção. Isso será treinado neste domingo de manhã.

DE 2O12 (veja como foi o jogo aqui)

Goleiro
Corona jogou a final em Londres e começou a Copa do Mundo de 2014 na reserva.

Defesa
Carlos Salcido e Diego Reyes estão na Copa também.

Meio-de-campo
Héctor Herrera, Javier Aquino e Marco Fabián são os medalhistas de ouro da posição que viajaram ao Brasil.

Ataque
Raúl Jiménez e Oribe Peralta estão no Mundial. O segundo fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre Camarões. Ele foi o carrasco da Seleção, com dois gols na decisão em Londres. Giovani dos Santos estava nos Jogos, mas não atuou na final.

DE 2013 (veja como foi o jogo aqui)

Goleiro
Alfredo Talavera, José Corona e Guillermo Ochoa são os mesmos da Copa das Confederaçoes, hoje na Copa. O titular na sexta foi Ochoa.

Defesa
Francisco Rodríguez, Carlos Salcido, Diego Reyes e Hector Moreno estavam na lista.

Meio-de-campo
Javier Aquino e Hector Herrara foram convocados de novo,
um ano depois.

Ataque
Javier “Chicharito” Hernandez, Giovani dos Santos e Raúl Jimenez estavam na lista da Copa das Confederações e também estão no Brasil agora disputando a Copa do Mundo.