Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Naming rights: mercado brasileiro se aproxima do inglês

UFC 168, Combate (FOTO: Reprodução)
Escrito por

A Pluri consultoria divulgou um estudo comparativo sobre o mercado de naming rights nas arenas do Brasil e da Inglaterra. A conclusão é que o Brasil está financeiramente muito longe do padrão observado nos contratos firmados por dois dos principais clubes ingleses, o Manchester United e Manchester City, mas se aproxima do ‘segundo escalão’ da liga inglesa.

Além do aumento de visibilidade que a realização da Copa do Mundo traz para o Brasil, deve-se considerar que apenas três arenas brasileiras têm acordos de naming rights fechados até o momento. O Allianz Parque, do Palmeiras, a Arena Itaipava Nordeste, no Recife e, por fim, a Arena Itaipava Fonte Nova, em Salvador.

O contrato negociado entre o Corinthians e um fundo financeiro dos Emirados Árabes deve superar os valores acertados nessas três arenas. Fontes ligadas ao clube paulista afirmam que as cifras para batizar a nova arena do Timão está em torno de R$ 400 milhões, pelo prazo de 20 anos, somando R$ 20 milhões anuais.

A realidade dos números que cercam as arenas brasileiras ainda está muito distante dos valores praticados no mercado britânico. O City recebe 18,2 milhões de libras (R$ 69,2 milhões), enquanto o United cobra 16,9 milhões de libras (R$ 64,82 milhões), valores que se assemelham aos acordos firmados entre as marcas e os demais clubes ingleses, como Arsenal, Liverpool, Tottenham e Chelsea.

Se a Arena Corinthians estivesse na Inglaterra, o clube paulista teria direito a quase que a mesma receita de naming rights do Chelsea (5,24 milhões de libras, o equivalente a R$ 20 milhões), ocupando a sétima maior receita dessa natureza na Premier League. Já o Allianz Parque, do Palmeiras, estaria em oitavo lugar, seguido pelas “Arenas Itaipava”, que ocupariam a 9ª e 10ª colocação.