Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Muricy descarta três zagueiros e lamenta fracasso de esquema

Escrito por

Na última quinta-feira, o LANCE!Net publicou matéria registrando a insatisfação de alguns jogadores do São Paulo com a mudança inesperada promovida por Muricy Ramalho no clássico com o Corinthians. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o técnico admitiu que testou a formação somente nos dias que antecederam o jogo válido pela Libertadores e lamentou que não tenha tido sucesso, mas acredita que era algo "fácil" de ter acontecido.

- A gente sempre pensa o melhor para uma formação, só que é treinado. Tem que ser treinado. O esquema era fácil de ser pegado, porque libera os atacantes, queria que tivessem mais profundidade para não deixar o Luis (Fabiano) sozinho. Era um esquema fácil de se fazer, mas não deu certo. O que preocupou foi a pouca finalização. Um time desse tamanho não pode não fazer o goleiro adversário não trabalhar - afirmou.

Além do esquema com Michel Bastos na esquerda, Maicon no meio de campo e Alan Kardec ao lado de Fabuloso na frente, Muricy também treinou para o Majestoso com formação com três zagueiros. O 3-5-2 havia sido testado com o time reserva na goleada por 5 a 0 sobre o Bragantino no último sábado, mas acabou descartado para o clássico pelo fato do Corinthians ter apenas Danilo como atacante.

- A gente usa muito pouco. A não ser quando se joga com time com dois centroavantes, como o Emelec (EQU). A maioria joga com dois abertos e um enfiado, e aí não encaixa. Na Libertadores, todos jogam com linha de quatro e um atacante só, como o Corinthians fez... E o Danilo nem ficou fixo. Usamos contra o Bragantino, para sentir como estão, mas para dar ritmo a todos os zagueiros - justificou.


Essa filosofia de jogo usada por Tite no Corinthians ainda foi elogiada por Muricy. O treinador são-paulino crê que o Timão tem apresentado bons resultados neste início de temporada por estar atuando em um esquema semelhante há, pelo menos, três anos e com boa parte dos jogadores repetidos.

- O Corinthians joga assim faz tempo, jogou assim contra a gente, no Santos mesmo (em 2012, semifinal da Libertadores), atrás da bola. Já tem as linhas bem definidas, padrão que se usa há algum tempo. Veio o Mano Menezes e não mudou muito. O Tite já joga assim faz tempo, com linha de quatro, mais três e um enfiado. Isso facilita, porque os jogadores estão lá faz tempo - opinou.