Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Morre aos 82 anos Mario Vázquez Raña, presidente da Odepa

Escrito por

O presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), Mario Vázquez Raña , morreu neste domingo, aos 82 anos, na cidade do México, informou o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta segunda-feira. O empresário mexicano já estava passando por problemas de saúde nos últimos meses, tendo inclusive feito uma cirurgia por causa de um tumor em 2014.

Além de comandar a Odepa desde 1975, Vázquez foi presidente do Comitê Olímpico Mexicano de 1974 a 2000 e membro do COI de 1991 até 2012, quando renunciou após completar a idade limite de 80 anos. Ele ainda dirigiu a Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (ACNO) por 33 anos.

Vázquez ficou famoso no Brasil durante o Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro, por uma cena hilária. Ele discursou na cerimônia de abertura no Maracanã, e toda vez que falava a palavra 'hoy' (hoje em espanhol), o público no estádio respondia com 'oi'.

Formado em administração, Mario Vázquez Raña era um poderoso magnata da imprensa, dono da da Organización Editorial Mexicana, considerada a maior empresa de jornais do México.

Carlos Padilla Becerra, presidente do Comitê Olímpico Mexicano (COM), prestou homenagem a seu compatriota e disse que sua morte é 'uma perda irreparável'.

- A família olímpica no México e no mundo está em luto por esta perda. Um homem que teve a inteligência para elevar o esporte americano ao seu mais alto nível foi embora – disse Carlos Padilla Becerra ao site do COM.

Relembre abaixo a cerimônia de abertura do Pan do Rio de Janeiro, em 2007: