Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mesmo com mais posse, Alemanha não conseguiu controlar Gana

Rosberg comemorou a vitória e a manutenção da liderança do campeonato (Foto: Jure Makovec/AFP)
Escrito por

O jogo da Alemanha, de toques rápidos e marcação compacta, pareceu ser o mais seguro da primeira rodada da Copa. Gana, neste sábado, quebrou-o com força física e velocidade, no duelo que terminou empatado por 2 a 2 no Castelão, em Fortaleza (CE). Depois de atropelar Portugal com 4 a 0 na estreia, o time de Joachim Löw não conseguiu dominar o rival africano. Mesmo com 59% de posse – contra 41% –, perder a bola foi um tormento. A zaga sofreu com os raios Gyan e Ayew.

Os erros de passe foram o maior problema. Lahm errou (como nunca) para Khedira no meio, antes do contra-ataque que gerou o gol de Gyan. Özil, discreto na primeira partida, errou tudo e mais um pouco como o homem da criação.

Quando a troca de passes dá certo, é quase impossível parar o ataque germânico. Contra Portugal, Müller, o falso 9, havia saído da área e encontrou Götze entre os zagueiros. Pênalti. Ontem, o mesmo roteiro. O camisa 13 saiu e cruzou para o jovem escorar de cabeça-joelho (mas não pé) e abrir o placar.

A seleção tinha tudo para fazer o seu jogo preferido desde 2010: tocar a bola e sair com velocidade nos contra-ataques. Os gols logo na sequência, que geraram a virada, desmontaram o esquema.

A estrela de Löw só não brilhou mais do que a de Klose, que foi chamado para salvar a pátria. Com dois minutos em campo, o camisa 11 aproveitou desvio de Höwedes e empatou. Schweinsteiger, que havia entrado ao mesmo tempo, teve uma cabeçada perigosa logo em seguida. Os dois, que iniciaram a Copa longe das condições físicas ideais (nem sequer haviam atuado na estreia) deram mais experiência e mais força. Podem ser titulares...

O empate com Gana pode ter feito Löw pensar que o meio pra frente pode mudar. Özil que se cuide.