Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mercado da Fórmula 1 já se movimenta a duas provas do final do ano

Escrito por

Antes mesmo do fim da temporada, o que mais se ouve no paddock da Fórmula 1 é a pergunta: "para onde você vai na próxima temporada?". Apesar de algumas definições, três campeões Mundiais ainda não confirmaram seus passos, além de novidades no grid.

Com a saída confirmada de duas equipes, Caterham e Marussia, nem ao menos o número de escuderias para a próxima temporada está certa. Cogita-se que a Audi possa entrar no campeonato de 2015, ou até mesmo os times correrem com três carros.

A temporada foi de altos e baixos para figuras carimbadas do paddock, como Sebastian Vettel e Felipe Massa, surpreendentes para novatos como Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo, decepcionante para outros, como Kimi Raikkonen e Jenson Button.

Tendo essa análise em mente, confira abaixo um resumo das equipes até o momento, a duas corridas do fim da temporada 2014 da Fórmula 1.

Mercedes - Campeã de construtores
- Lewis Hamilton (GBR) - Virtual campeão da temporada, renovou contrato com a equipe e tem sua sequencia nas Flechas de Prata praticamente certa.
- Nico Rosberg (ALE) - Vice-líder do campeonato, trava uma ótima briga com o companheiro pelo título. Renovou contrato com a Mercedes e seguirá em 2015.

Red Bull - Vice-líder nos construtores
- Sebastian Vettel (ALE) - O tetracampeão da Fórmula 1 deixará a equipe no fim do ano. Seu destino, porém, não foi revelado, ainda que seja quase certa sua ida para a Ferrari. Está em quinto no campeonato.
- Daniel Ricciardo (AUS) - Assumiu o controle da equipe nesse ano, conquistando três vitórias e surpreendendo em sua temporada de estreia. Assume o cockpit 1 da equipe em 2015.

Williams - Terceira nos construtores
- Felipe Massa (BRA) - Apesar da fraca temporada, com a oitava posição geral, seguirá na equipe até 2016.
- Valtteri Bottas (FIN) - É o quarto melhor do ano e colocou sua Williams no pódio cinco vezes nesse ano. É tratado como "protótipo de campeão do mundo".

Ferrari - Quarta nos construtores
- Fernando Alonso (ESP) - O bicampeão do mundo é o quinto no campeonato, e já avisou que não segue na escuderia italiana em 2015. Seu destino está entre a McLaren e uma possível entrada da Audi para o próximo ano.
- Kimi Raikkonen (FIN) - O campeão de 2007 decepcionou nesse ano. Em seu retorno à Ferrari, é apenas o 12º no campeonato e lutou contra o fraco desempenho em seu carro. Segue na equipe para o próximo ano.

McLaren - Quinta nos construtores
- Jenson Button (GBR) - O dono do título em 2009 é o sétimo melhor no ano, mas tem seu futuro incerto em 2015, com a concorrência de Alonso.
- Kevin Magnussen (DIN) - Em seu ano de estreia na Fórmula 1 não fez feio, andando muitas vezes à frente de seu experiente companheiro. É o décimo no campeonato, mas também não tem destino fechado.

Force India - Sexto nos construtores
- Nico Hulkenberg (ALE) - Esperança na Fórmula 1, não foi ajudado por seu carro neste ano, que caiu de rendimento do meio para o fim da temporada, e é o nono no ano. Deve seguir no time indiano para 2015.
- Sergio Pérez (MEX) - O mexicano é um dos "compradores de vaga" na Fórmula 1. Com muitos erros, ocupa a 11ª posição no campeonato. Pode deixar a equipe no ano que vem.

Toro Rosso - Sétima nos construtores
- Jean-Eric Vergne (FRA) - É o 13º no campeonato, mas conseguiu ter alguns bons resultados com um carro não tão forte. Tem vaga ameaçada na equipe.
- Daniil Kvyat (RUS) - O novato na categoria se deu bem nesse ano. Apesar de um início de temporada mais forte do que seu encerramento, ocupa a 15ª posição no campeonato e garantiu vaga na Red Bull para 2015.
- Max Verstappen - O jovem holandês de 17 anos foi contratado pela equipe e fará sua estreia na categoria em 2015.

Lotus - Oitava nos construtores
- Romain Grosjean (FRA) - É o 14º na temporada, com um carro que decepcionou em comparação com o do ano passado. Deve seguir na equipe em 2015.
- Pastor Maldonado (VEN) - Decepcionou. Em 16º, não conseguiu se acertar com a Lotus nessa temporada e aposta todas as suas fichas na próxima.

Marussia - Nona nos construtores, mas deixou a Fórmula 1 antes mesmo do fim da temporada. O britânico Max Chilton deve virar piloto reserva de alguma equipe, enquanto o francês Jules Bianchi segue internado após acidentar-se gravemente no Japão.

Sauber - Décimo nos construtores
- Adrian Sutil (ALE) - Em uma temporada fraca, é apenas o 18º. Foi substituído na Sauber e não deve seguir na categoria para 2015.
- Esteban Gutiérrez (MEX) - O mexicano patrocinado pelo milionário mexicano Carlos Slim não fica para 2015. Neste ano, foi apenas o 20º.
- Felipe Nasr (BRA) - O piloto de testes da Williams foi confirmado como titular da Sauber em 2015.
- Marcus Ericsson (SUE) - Titular da Caterham neste ano, é apenas o 19º no campeonato, mas ganhou uma vaga na Sauber.

Caterham - 11ª nos construtores, o time deixou a Fórmula 1. Ericsson assinou com a Sauber, enquanto o japonês Kamui Kobayashi não deve continuar pelos paddocks da Fórmula 1.