Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em meio a polêmica de sócios fantasmas, Santos reprova voto online

Fernando Medeiros - Sub 20, Santos (Foto: Ivan Storti/LANCE!Press)
Escrito por

Os sócios do Santos não poderão votar pela internet na eleição presidencial do clube, no dia 6 de dezembro. Na noite desta quinta-feira, o Conselho Deliberativo alvinegro reprovou por 85 votos a 80 - e uma abstenção - tal modalidade. Desta forma, haverá apenas urnas eletrônicas na Vila Belmiro e na capital paulista para decidir quem será o presidente, o vice e os conselheiros eleitos do triênio 2015-2017.

Esta foi uma das maiores - senão a maior - derrota da situação desde que assumiu o comando do clube, em 2010.

O tema vinha sendo debatido há meses e gerava muita discussão entre os conselheiros. Grupos da oposição alegam que esse sistema é passivo de fraudes e não oferece segurança. O assunto ficou ainda mais polêmico após denúncia da existência de cerca de 6 mil sócios fantasmas no clube.

Antes e durante a reunião do Conselho, os grupos de oposição fizeram um protesto do lado de fora da Vila Belmiro, com instrumentos musicais, faixas, carro de som e outros adereços.

A Comissão Eleitoral instaurada para estudar e debater o tema apresentou parecer favorável ao voto a distância. Antes de os conselheiros reprovarem a eleição online, o presidente da comissão, Ricardo Campanario, fez uma apresentação na qual mostrou todos os procedimentos de segurança (certificação digital, apresentação de documentos, entre outros) e auditoria.

Para ter direito a voto, o santista precisa ser sócio desde dezembro do ano passado, ser maior de 18 anos e estar em dia com suas mensalidades.

Os candidatos a presidente do Peixe ainda não estão definidos, mas o atual mandatário, Odílio Rodrigues, já declarou que não buscará uma brecha eleitoral para tentar a reeleição.

Em enquete realizada pelo LANCE!Net, 63% dos internautas disseram ser favoráveis ao voto à distância.