Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Medicina avançada: Botafogo faz mapeamento genético de jogadores

Rayo Vallecano x Real Madrid - Benzema (Foto: Dani Pozo/ AFP)
Escrito por

Em exame pioneiro no futebol brasileiro, o Botafogo deu início na sexta-feira ao mapeamento genético de todo o elenco. Antes do treino, o fisiologista Altamiro Bottino e pelo termografista David Mahamud coletaram saliva dos jogadores. O material recolhido será encaminhado para a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde será feita uma análise. A ideia é que a comissão técnica possa individualizar as atividades físicas de acordo com as características de cada atleta.

- Teremos um banco de dados em cima de cinco características diferentes: velocidade, força, potência, capacidade aeróbia e assimilação da cafeína. Poderemos otimizar o treinamento de forma a trabalhar o ponto forte de cada atleta, baseado em seus genes. Esse mapeamento é único no Brasil, nunca se fez algo tão abrangente como estamos fazendo - explicou o fisiologista Altamiro Bottino.

Em 20 dias, contados a partir da próxima segunda-feira, o Alvinegro terá o resultado dos exames. De acordo com o termografista do clube, David Mahamud, o mapeamento genético trará muitos benefícios.

- Nós poderemos saber as características genéticas dos atletas e fazer uma preparação específica para eles - disse o profissional.