Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Marketing de Joinville tenta recuperar imagem da cidade após briga na Arena

Escrito por

A briga entre torcedores organizados de Atlético-PR e Vasco, no último domingo, na Arena Joinville, trouxe um enorme prejuízo ao projeto de marketing da prefeitura da cidade catarinense para atrair a seleção e os turistas da Rússia durante a realização da Copa do Mundo de 2014.

Na última sexta-feira, assim que o sorteio de grupos do Mundial definiu que a Rússia jogaria em Curitiba, na Arena da Baixada, contra a Argélia, em 26 de julho, os responsáveis pelo departamento de publicidade aceleraram o planejamento para mostrar aos russos as principais pontos turísticos da cidade, entre eles, a Escola do Teatro Bolshoi, a única filial da famosa Escola do Bolshoi fora da Rússia. A capital paranaense fica a cerca de 100km de distância de Joinville.

Dois dias depois, tudo foi por água abaixo. As cenas de violência vistas nas arquibancadas da Arena Joinville durante a partida entre Atlético-PR e Vasco rodaram o mundo. Para ter a noção exata da negativa repercussão, a Secretaria de Comunicação fez um levantamento do que foi publicado fora do Brasil. Resultado: um dossiê com mais de mil páginas com matérias dos mais diversos sites e jornais.

– A cidade foi prejudica pelas cenas de barbárie protagonizadas na Arena. Arranharam a nossa imagem, a repercussão negativa foi enorme. As imagens da briga que repercutiram no mundo trouxeram e ainda vão trazer prejuízo para nós. Antes, nós tínhamos um plano de marketing para atrair os russos. Agora, vamos ter de fazer um plano de marketing para mostrar que Joinville é uma cidade segura, tranquila e com um índice baixíssimo de violência – declarou o secretário de comunicação Marco Aurélio Braga, por telefone, ao LANCE!Net.

A missão de convencer os turistas é árdua, mas não impossível. Ao menos, essa é a expectativa da população da cidade catarinense.

– Vamos mostrar a verdadeira cara de Joinville – afirmou Marco.

Aluguel da Arena Joinville vai aumentar

Responsável pela Arena Joinville, a Fundação Municipal de Esportes Lazer e Eventos de Joinville (Felej) pretende aumentar o valor do aluguel do estádio a partir de janeiro de 2014. Inicialmente, o preço pedido aos clubes interessados era de R$ 9 mil por partida. Mas, para o confronto entre Atlético-PR e Vasco, no último domingo, válido pela última rodada do Brasileirão – vitória do time carioca por 5 a 1 –, o montante subiu para R$ 25 mil.

Por causa da briga entre torcedores atleticanos e vascaínos, que repercutiu no mundo inteiro e arranhou a imagem da cidade catarinense, a ideia do prefeito Udo Döhler é aumentar ainda mais o preço do aluguel. O novo valor não foi divulgado.

Além do aluguel elevado, a ideia da prefeitura é liberar o estádio somente se a segurança interna seja realizada pela Polícia Militar. Apesar das cenas de violência vistas no domingo, a estrutura da Arena foi pouco danificada: um portão deslocado, saboneteiras de banheiro quebradas e uma mesa da lanchonetes destruída.