Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Marcelo Melo e Bruno Soares representam o Brasil nas Finais da ATP

FOTOS: Virou piada! Rivais fazem a festa com derrota do Fluminense no Brasileirão
Escrito por

Mineiros e compadres de longa data, Bruno Soares e Marcelo Melo terão a missão de representar o Brasil nas Finais da ATP, em Londres, após 12 anos sem a presença de um jogador do país. O último a participar da competição havia sido Gustavo Kuerten, em 2001, em Sydney (AUS).

Em duplas, o jejum brasileiro era ainda maior. Em 1983, Cássio Motta e Carlos Alberto Kirmayr disputaram a competição em Nova York (EUA), quando foram eliminados logo na estreia. Em fase ainda embrionária, o torneio reunia apenas as quatro melhores parcerias da temporada em partidas eliminatórios. Atualmente, são oito, com quatro em cada chave.

Para ressaltar a presença em Londres, tanto Melo, quanto Soares iniciaram uma campanha em seus perfis no Twitter. Para interagir com os torcedores, os jogadores criaram a hastag #brasilnasduplas.

Hoje, no primeiro dia da competição, os brasileiros estão de folga.

Soares e o austríaco Alexander Peya, vice-campeões do Masters 1.000 de Paris  ontem (veja mais abaixo), só chegaram a Londres de noite. Amanhã, às 10h (de Brasília) estreiam contra Leander Paes (IND)/Radek Stepanek (RTC).

Já Melo e seu parceiro, o croata Ivan Dodig, treinaram na noite de ontem na Arena O2, mas só entrarão em quadra para valer às 16h de amanhã, contra os  irmãos gêmeos americanos Mike e Bob Bryan, favoritos para ficar com a taça em Londres.


– Disputar este torneio será mais um sonho realizado. Sempre temos várias metas e sonhos durante a carreira. Esse com certeza é um dos principais – afirmou Melo, campeão do Masters 1.000 de Xangai (CHN) há três semanas ao lado de Dodig.

– Desde que comecei a jogar duplas, sempre coloquei este torneio como um objetivo. Ele é difrente de todos, porque você precisa conquistar a sua classificação, precisa estar entre os melhores – disse Soares, que tem seis títulos na atual temporada, sendo cinco jogando com Peya.

Como estão em grupos diferentes (veja abaixo), um encontro entre os duplistas brasileiros só é possível de acontecer na semifinal ou na final.

– Seria muito bacana ter um brasileiro jogando contra o outro, mesmo porque é muito to difícil de acontecer de termos dois nas Finais da ATP – analisou Soares.

– Estamos felizes por ter dois brasileiros aqui – disse Melo, que atuou ao lado de Soares por dois anos, em 2010 e 2011.

A afirmação dos brasileiros no circuito da ATP com seus parceiros se deu de forma muito rápida. Soares e Peya começaram a jogar juntos em agosto de 2012 e formam atualmente  a segunda melhor parceria de 2013. Melo e Dodig dividiram a quadra pela primeira vez em 2011, mas foi neste ano que consolidaram a dupla.

*O repórter viaja a convite da ATP