Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Maracanã é o primeiro estádio sustentável a receber uma final de Copa do Mundo

Escrito por

Usina solar, sistema de captação de água de chuva e coleta seletiva de lixo. Essas algumas iniciativas que fazem do Maracanã o primeiro estádio sustentável a receber uma final de Copa do Mundo, que será disputada entre as seleções da Alemanha e Argentina. A certificação internacional foi recebida após a reforma realizada para o Mundial e concedida pela US Green Building Council (USGBC).

A qualificação obtida pelo Maracanã é o selo prata da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed). O estádio foi avaliado em sete critérios: espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovação e processos e créditos de prioridade regional.

Atualmente, o Maracanã tem capacidade de gerar 400 mil kW/h de energia por ano através dos 2,5 mil metros quadrados de placas fotovoltaicas que estão instaladas na cobertura do estádio. Esse energia é capaz de abastecer 240 residências. Além disso, a cobertura também conta com um sistema de captação de água de chuva, o que reduz o uso de água potável em 50% e de água no geral em 40%.