Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Longevidade e resultados! Conheça Claudio Tencati, à frente do Londrina desde 2011

Escrito por

Longevidade de um técnico à frente de uma equipe do futebol brasileiro não é algo comum. O que dizer de um treinador que comanda um time desde o dia 21 de abril de 2011, um recorde entre os 101 times das quatro divisões? O nome dele é Claudio Tencati, de 41 anos, o responsável, só neste ano, por levar o Londrina ao título do Paranaense – findando jejum de 22 anos – e ao acesso à Série C. O foco agora é buscar a final da Série D. Neste sábado, a partir das 19h, no Estádio do Café, o Tubarão precisará vencer o Brasil de Pelotas por pelo menos 2 a 0 para alcançar esse novo feito.

Após atuar em diversas funções no Cianorte (veja abaixo), Tencati não teve o tempo esperado no Paranavaí, em 2009, e acabou demitido. Quatro meses depois, ele foi convidado por Sérgio Malucelli e Gilberto Pereira, gestor e técnico do Iraty, respectivamente, para assumir a base do clube. Tencati obteve sucesso e, em 2011, seguiu com Malucelli, que, através da sua empresa, a SM Sports, deixara o Iraty para assumir a gestão do Londrina. Nascia a parceria mais duradoura, até hoje, entre um técnico e um clube do Brasil.

– O fundamental é a questão da ligação. Do gestor do clube, que comanda o clube, o Sérgio Malucelli, com a comissão técnica. A gente tem um elo direto. Qualquer coisa que é muito bem julgada aqui, muito bem conversada. Tudo é tratado com frieza aqui – destacou Claudio Tencati ao LANCE!Net, antes de completar:

– Mas não adianta: projeto, sem resultado, não tem jeito. Um coisa que temos que colocar na cabeça: revelar jogadores e ter resultados. Essa foi a grande sustentação do projeto que deu confiança para nós, da comissão técnica, a ter essa credibilidade junto à direção do clube, principalmente com o presidente Sérgio Malucelli.

A relação de 42 meses, no entanto, quase terminou no Paranaense deste ano, mas Tencati garantiu que a classificação às quartas de final do Estadual viria. O time precisa vencer o Coritiba para avançar às quartas de final da competição. Uma derrota faria a equipe lutar contra o rebaixamento. Como o momento de dúvida terminou? Com título!

– Pensei mesmo em trocar o treinador, mas conversamos, acreditamos no trabalho dele e deu certo. Você precisa acreditar. Eu acreditei – disse Sérgio Malucelli, ao L!Net.

A CARREIRA DE CLAUDIO TENCATI

CIANORTE
Tencati atuoava na base do então Cianorte Esporte Clube (hoje Cianorte Futebol Clube), mas não conseguiu ascender ao time principal. Entre 1997 e 2002, foi o responsável pela área no clube. Na sequência, foi técnico na base até 2005.e, após ser auxiliar e interino, foi o treinador do time principal (2006-2008)

PARANAVAÍ E IRATY
Iniciou um projeto no Paranavaí, mas, no início do Estadual de 2009, acabou demitido. Após quatro meses afastado do futebol, foi convidado para ser o coordenador e técnico das categorias de base do Iraty. No ano seguinte, o clube conquistou o Campeonato Paranaense sub-20 e a Copa Tribuna sub-18.

LONDRINA
Está à frente do Londrina desde o dia 21 de abril de 2011. Time voltou à elite estadual graças ao título da Divisão de Acesso (Segundona) de 2011, foi campeão do Interior (2013), levou o Paranaense deste ano e garantiu acesso à Série C-2015. Agora, busca o título da Série D.