Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Libertadores fica sem representante paulista depois de 15 anos

Estrelas do UFC Fight Night no Combate: Machida x Mousasi se encaram em Jaraguá do Sul (Foto: Wander Roberto/UFC)
Escrito por

O sorteio da edição 2014 da Copa Libertadores acontece nesta quinta-feira em Assunção, no Paraguai, e nas bolinhas dos clubes brasileiros não haverá o nome de nenhum paulista. A Ponte Preta era a última esperança do estado, mas, na quarta-feira perdeu a final da Copa Sul-Americana para o Lanús (ARG). Será a primeira vez em 15 anos que São Paulo não será representado.

Desde 1999, pelo menos um time representou o estado na competição e, no período, os quatro principais clubes não só participaram, como também foram campeões: Palmeiras, São Paulo, Santos e Corinthians.

O número de troféus poderia até ser maior, mas foram quatro vices. Dois deles tiveram o Boca Juniors (ARG) como algoz. Os argentinos fizeram duas festas no Morumbi. Em 2000 contra o Palmeiras e três anos depois ante o Santos.

Entre os dois vices está a maior surpresa entre os clubes que chegaram até a decisão. Atualmente na Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro e na Série A2 do Paulistão, o São Caetano esteve perto de fazer história. Em 2002, avançou à final contra o Olimpia (PAR) e, mesmo com o apoio de torcedores de outros times no Pacaembu, ele foi superado.

Além do Azulão, Santo André e Paulista de Jundiaí foram intrusos entre os grandes na Libertadores, mas não tiveram o mesmo sucesso do primeiro e acabaram eliminados ainda na fase de grupos. O último vice veio com o São Paulo, em 2006, contra o Internacional.

Após tantos anos de protagonismo, a atual temporada termina sem motivos para comemoração. Distante da Libertadores, os paulistas terão a missão de recuperar o espaço perdido para o ano de 2015.

REPRESENTANTES PAULISTAS NOS ÚLTIMOS 15 ANOS:

1999 - Corinthians / Palmeiras
2000 - Corinthians / Palmeiras
2001 - Palmeiras / São Caetano
2002 - São Caetano
2003 - Santos / Corinthians
2004 - São Paulo / Santos / São Caetano
2005 - São Paulo / Palmeiras / Santos / Santo André
2006 - São Paulo / Palmeiras / Corinthians / Paulista
2007 - São Paulo / Santos
2008 - São Paulo / Santos
2009 - São Paulo / Palmeiras
2010 - São Paulo / Corinthians
2011 - Corinthians / Santos
2012 - Corinthians / Santos
2013 - São Paulo / Palmeiras / Corinthians