Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! Opina: Flamengo de Luxemburgo joga um futebol moderno

Escrito por

Um time com jogadores que não guardam posição. Claro, dentro das suas limitações, o Flamengo vem apresentando um bom futebol em 2015. Venceu adversários como Vasco e São Paulo, demonstrou uma variação tática interessante com as peças que Luxemburgo tem à disposição. E aponta uma tendência do futebol contemporâneo: muita movimentação, toque de bola e marcação avançada no campo do adversário. Destaque para Marcelo Cirino.

Chama a atenção o ímpeto ofensivo, com jogadores de muita velocidade e habilidade: Arthur Maia, Marcelo Cirino, Éverton e Nixon. Todos trocam de posição o tempo todo, com Cirino sendo um homem mais agudo e com a missão de jogar mais perto do gol. Luxa ainda tem no elenco Alecsandro, Eduardo da Silva, Gabriel e Paulinho, que se recupera de uma grave lesão no joelho. Com isso, aumenta o leque de opções do treinador para ter um time veloz, ou jogar com uma referência na área, casos de Alecsandro e Eduardo da Silva (ambos pode também armar o jogo).

No meio, opções interessantes. Normalmente, Cáceres faz o pepel de cão de guarda da zaga. É o homem do combate. Porém, diante de adversários mais fracos ou até dependendo das circunstâncias do jogo, é possível jogar sem esse cão de guarda. Márcio Araújo e Canteros formaram a dupla de volantes contra o Barra Mansa. A vantagem? Ambos saem para o jogo, organizam as jogadas. Com isso, aumentam o poder de movimentação da equipe, dando opções para os homens de frente.

Luxa tem dois laterais titulares ainda que avançam bastante, casos de Pico e Leonardo Moura. Wallace e Samir também costumam tentar jogadas na saída de bola. Com esse contexto, Luxemburgo vem armando um time de futebol leve, rápido e interessante. Ainda é cedo para cravar o que o Flamengo pode fazer na temporada, mas, de fato, é um início bem mais animador e promissor do que em 2014.