Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jon Jones completa três anos como campeão do UFC; relembre trajetória

1 - Jon Jones x Alexander Gustafsson - UFC 165 (Foto: UFC)
Escrito por

O dia 19 de março é especial na vida do maior nome do UFC na atualidade. Nesta data, Jon Jones se tornou campeão meio-pesado do Ultimate ao derrotar Mauricio Shogun por nocaute técnico, em 2011. Três anos depois, o americano segue confirmando luta após luta toda a expectativa depositada em si após se tornar o mais jovem dono de um cinturão da franquia.

Para comemorar o aniversário do título conquistado por Jones, o LANCE!Net relembra a brilhante trajetória do rei dos meio-pesados durante esse período. Com números impressionantes, Jones é hoje o maior nome da maior organização de MMA do mundo, coleciona patrocínios e segue sendo alvo de diversos pretendentes a seu título. 

Embora sonhe em migrar para a divisão dos pesados no futuro, o americano já fez seis defesas de título bem sucedidas nos meio-pesados e é o dono do recorde da divisão. Após bater Shogun, a caminhada de Jones como dono da divisão contou com quatro ex-campeões. Entre eles, dois brasileiros: Lyoto Machida e Vitor Belfort.

Confira a trajetória de Jones durante os três anos como campeão meio-pesado do UFC
19/03/2011 - Mauricio Shogun x Jon Jones

Então escalado para enfrentar Rashad Evans, Shogun viu seu adversário se lesionar e um novo oponente surgir durante o UFC 126, em fevereiro. Após Jones finalizar Ryan Bader, Joe Rogan, repórter do evento, anunciou ao atleta, ainda no octógono, que com a lesão de Evans a franquia havia o escolhido para encarar Shogun 42 dias depois daquele show. No UFC 128, Jon não tomou conhecimento e atropelou Shogun, vencendo por nocaute e se consagrando como o campeão mais jovem da história do show, aos 23 anos. 

24/09/2011 - Jon Jones x Rampage Jackson
Em sua primeira defesa de título, Jones encarou logo de cara um ex-campeão da franquia. Após meses de promoção, onde Rampage brilhou com suas provocações afiadas, Jon subiu no octógono e mostrou, mais uma vez, seu talento soberano. Com boa movimentação e abusando de sua envergadura, o americano conseguiu controlar o duelo e finalizar Rampage com um mata-leão no quarto round da disputa que ocorreu no UFC 135. 

10/12/2011 - Jon Jones x Lyoto Machida
O americano enfrentou mais um brasileiro no UFC 140, que aconteceu em Toronto, Canadá. Diante de Lyoto, Jones enfrentou seu primeiro teste. O round inicial da disputa foi complicado para o campeão, que chegou a ser abalado por um soco de Machida no início. Mais calmo na segunda etapa, Jones encontrou uma brecha para derrubar o carateca, abrir um corte em seu rosto e encaixar uma finalização que apagou o brasileiro, lhe rendendo a vitória no segundo assalto.

21/04/2012 - Jon Jones x Rashad Evans
Ex-companheiros de treino na academia de Greg Jackson, Jones e Evans protagonizaram uma rivalidade grande durante a promoção da luta. Fora da equipe após a chegada de Jones, que tomou seu posto de desafiante em 2011, Rashad garantiu saber os pontos fracos do oponente. Porém, o que se viu na luta foi Jones dominando cinco rounds e levando o triunfo na decisão unânime do UFC 145.

22/01/2012 - Jon Jones x Vitor Belfort
O novo brasileiro ex-campeão do UFC no caminho do americano foi Belfort, que entrou na disputa de forma inusitada. Jones estava previamente escalado para encarar Dan Henderson, no UFC 151. Porém, devido a uma lesão do veterano, o Ultimate teve de buscar um novo adversário. Na ocasião, Shogun e Machida foram procurados, mas negaram a chance de última hora. Chael Sonnen chegou a se oferecer para salvar o show, mas Jon se recusou a enfrentá-lo. O resultado foi o cancelamento do show - o primeiro na história do evento -, o que deixou o campeão com uma imagem arranhada diante de muitos fãs.

Como solução final, Jones enfrentou Vitor no UFC 152, no Canadá. Depois de ver seu cinturão em apuros ao quase ter o braço quebrado em uma tentativa de finalização de Belfort, Jones finalizou o brasileiro no quarto round do confronto com uma Kimura. 

27/03/2013 - Jon Jones x Chael Sonnen
Após as provocações do falastrão diante da recusa para a luta no UFC 151, Jones aceitou enfrentar Chael. O Ultimate aproveitou e colocou ambos como técnicos do The Ultimate Fighter 17. O confronto aconteceu no UFC 159, em Newark, onde o americano noceuteou Sonnen nos segundos finais do primeiro round. O curioso da disputa foi que Jon terminou o combate e percebeu que havia quebrado o dedão do pé. Caso o assalto chegasse ao fim sem o nocaute, o americano perderia o título por não poder seguir na disputa.

21/09/2013 - Jon Jones x Alexander Gustafsson
Apesar de não levar fé na previsão de inúmeros fãs e jornalistas - que apontavam o sueco como seu maior desafio - Jones teve no UFC 165 a luta mais difícil de sua carreira. O confronto entre Jones e Gustafsson foi eleito como "Luta do Ano" de 2013. Após cinco rounds de muita trocação, o americano venceu a disputa na decisão unânime dos juízes. Uma revanche entre os dois é esperada para o futuro. Com o triunfo diante do sueco, Jones fez sua sexta defesa de título consecutivas e ultrapassou o recorde de Tito Ortiz.

O próximo desafio
Jon Jones terá mais um brasileiro pela frente. Dessa vez, o americano defenderá seu cinturão contra Glover Teixeira, no UFC 172, que acontece 26 de abril, em Baltimore (EUA).