Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Johnson bate Bagautinov por decisão e mantém cinturão do Ultimate

Demetrious Johnson x Ali Bagautinov (FOTO: Getty Images)
Escrito por

Demetrious Johnson e Ali Bagautinov realizaram um duelo equilibrado na luta principal do UFC 174, que aconteceu neste sábado, em Vancouver, no Canadá. Após cinco rounds de combate, o americano manteve o cinturão dos moscas por decisão unânime dos juízes.

Johnson e Bagautinov protagonizaram um embate praticamente todo realizado na luta em pé. O campeão tentou priorizar a trocação, enquanto o desafiante investiu na luta agarrada, tentando encurralar seu oponente na grade.

Mais rápido, Johnson acertou o maior número de golpes e foi superior ao seu oponente na luta em pé. Bagautinov arriscou pouco na trocação, esperando por uma chance de acertar um soco forte, e sempre que conseguia encurtar a distância, partia para luta agarrada e pressionava seu adversário contra a grade. Porém, quando o duelo ficava no clinch, o campeão não parava de golpear e acertou diversas joelhadas no tronco do russo.

Logo após o combate, Johnson fez questão de ressaltar a qualidade de seu adversário. O americano comentou que o russo é um atleta muito duro e ainda mandou um recado aos outros competidores da divisão dos moscas. Segundo Johnson, ele é o "rei" e já está a espera de seu próximo oponente.

- Ali Bagautinov é muito duro. Ele tem a mão pesada. Dei alguns fortes golpes também e ele não caiu, mas consegui fazer uma boa luta. Eu sou o rei da divisão e estou pronto para quem vier - comentou o atleta, em entrevista ainda no octógono.

Único campeão da categoria peso-mosca do Ultimate, Johnson fez sua quarta defesa de título contra Bagautinov. Ao todo, o americano possui um cartel de 20 vitórias, duas derrotas e um empate no MMA. Já Bagautinov sofreu seu primeiro revés no UFC e agora tem 13 triunfos e três derrotas em seu histórico.

A LUTA
1º Round
Após um primeiro minuto de muito estudo, o campeão passou a tomar o centro do octógono. O americano mostrava-se mais rápido e conseguia conectar mais golpes, enquanto seu oponente esperava por um soco mais forte. Na metade do assalto, o russo conseguiu encurralar seu oponente na grade e investiu na luta agarrada até o fim do round.

2º Round
No segundo assalto, Johnson continuou dominando o centro do octógono. O americano encurralou seu oponente na grade, onde conseguiu desferir bons golpes, enquanto seu rival arriscava pouco. Na parte final do round, Bagautinov conseguiu partir para luta agarrada e pressionou o campeão contra a grade. O russo ainda tentou algumas derrubadas, mas não teve sucesso.

3º Round
No início do terceiro assalto, Bagautinov voltou a investir na luta agarrada econseguiu encurralar seu oponente na grade. Depois, na metade do round, quando o público começou a vaiar, Johnson conseguiu sair da tela e deu boas joelhadas em seu adversário. Na parte final do round, Bagautinov conseguiu uma derrubada, mas o campeão se levantou rapidamente.

4º Round
Os atletas voltaram para o quarto assalto levando o confronto mais na trocação. O russo ficou mais ofensivo na luta em pé e os lutadores passaram a alternar o domínio do centro do octógono. Na parte final do round, Bagautinov conseguiu acertar um forte soco de direita, mas o campeão resistiu bem.

5º Round
Após um início movimentado novamente na trocação, Bagautinov passou a investir de novo na luta agarrada. O russo conseguiu encurralar seu oponente na grade, mas não acertou golpes contundentes. Depois, Johnson conseguiu reverter a posição e acertou fortes joelhadas em seu adversário. No minuto final, o campeão encaixou uma boa sequência, mas o desafiante também respondeu com um forte soco de direita.

Rory MacDonald x Tyron Woodley
Lutando em casa, Rory MacDonald não deu chances para Tyron Woodley e bateu o americano por decisão unânime dos juízes. O canadense valeu-se da maior distância para manter seu oponente encurralado na grade durante praticamente todo o embate. Superior na trocação, MacDonald minou seu adversário durante os três rounds.

Com o resultado, o canadense se coloca muito perto de uma disputa de título dos meio-médios. MacDonald agora possui um cartel de 17 vitórias e duas derrotas na carreira. Já Woodley, que sofreu seu segundo revés dentro do Ultimate, agora tem 13 triunfos e três derrotas na carreira.