Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contra o Irã, Brasil tenta reação para evitar queda precoce na Liga Mundial

Banner para notas app Copa do Mundo
Escrito por

O fator casa pouco ajudou. Agora, resta à Seleção Brasileira Masculina de Vôlei tentar a reabilitação na Liga Mundial em uma série de seis partidas longe de sua torcida com o único objetivo de avançar à próxima fase do torneio e evitar uma eliminação que não acontece há 22 anos. O primeiro duelo, contra o Irã, ocorre nesta sexta-feira, às 13h30 (de Brasília), em Teerã.

A última vez que a Seleção ficou fora da segunda etapa foi no ano de 1991. Na época, o regulamento era muito diferente do modelo atual, de 28 participantes. Apenas dez times, divididos em dois grupos, brigavam pelo título, e os dois melhores garantiam presença na semifinal. A Itália foi a campeã ao derrotar Cuba na grande decisão. O Brasil terminou em quinto lugar.

O time verde-e-amarelo acumulou nove conquistas da Liga desde então. Porém, em 2014 tem ligado o alerta. Com tempo curto para treinos, os comandados de Bernardinho perderam quatro dos seis jogos que disputaram até agora, todos no Brasil. A equipe está na segunda posição no Grupo A, com cinco pontos. A Itália lidera, com 18.

Embora ocupem posições inferiores na chave, o Irã, com quatro pontos, e a Polônia, que soma três, têm duas partidas a menos que os brasileiros. O alento é o fato de a Itália estar garantida na fase final, pelo fato de ser o país sede, o que abre vaga para o terceiro colocado.

Por outro lado, o desempenho do Brasil nas primeiras partidas mostra que, para não correr riscos, o elenco terá de encontrar o caminho da evolução. Na semana passada, em São Paulo, o time venceu uma e perdeu outra para o Irã. A derrota foi a primeira na história para o rival. Sintomas do mau momento.

– Serão duas semanas muito difíceis pela frente. Primeiro, vamos duelar com o Irã e, depois, com a Polônia. Estamos trabalhando duro para encontrar nossa consistência de jogo. Teremos de evoluir e vamos fazer isso crescendo como grupo – afirmou Bernardinho.

O Brasil voltará a enfrentar os iranianos no domingo, no mesmo horário. Depois, medirá forças com os poloneses, nos dias 20 e 22 de junho e fechará a primeira fase contra a Itália em 3 e 6 de julho.

Itália tenta manter 100% na Liga

Dona da melhor campanha da Liga Mundial até o momento, a Itália também entra em quadra hoje para manter os 100% de aproveitamento no torneio. A Azzurra encara a Polônia, às 14h30 (de Brasília), em Katowice, casa do rival, em duelo válido pelo Grupo A. Até agora, foram seis vitórias em seis jogos.

Com 18 pontos, a equipe do técnico Mauro Berruto tem 13 de vantagem para o segundo colocado, o Brasil. Quatro equipes estão invictas. Além dos italianos, não perderam nenhum jogo Sérvia e Estados Unidos, pelo Grupo B, e França, pelo D. A fase final será disputada em Florença (ITA), entre 16 e 20 de julho.