Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Insatisfeito com empates, Kleina estuda e descobre novo esquema

Escrito por

O Palmeiras passou toda a Série B se revezando entre o 4-4-2, com três volantes, e o 4-3-3, com três atacantes. Mas o título da competição pode ser confirmado nesta terça-feira, às 21h50 (de Brasília), contra o Paysandu, com um esquema diferente, "descoberto" pelo técnico Gilson Kleina após duas atuações ruins.

Assim como na vitória por 3 a 0 sobre o Joinville, no sábado passado, o volante Marcelo Oliveira será improvisado como zagueiro contra o Papão, formando um 3-5-2 ao lado de André Luiz e Henrique no setor defensivo. O desenho tático, que libera o avanço de laterais e volantes, deu muito certo em seu primeiro teste. Dos três gols, um saiu após desarme de Márcio Araújo no campo de ataque e o outro foi de Juninho, subindo como ala pela esquerda.

- Gosto de jogar mais para a frente, sou mais ofensivo. Sábado o Kleina deu liberdade, colocou o Marcelo, que me falou para ficar à vontade para subir. Fiquei tranquilo, mais sossegado, e consegui fazer uma boa partida - disse Juninho.

O jogo contra o São Caetano, em 26 de outubro, garantiu o acesso, mas deixou a torcida nervosa pelo fraco desempenho do time e o empate sem gols. Naquela ocasião, Kleina escalou um trio de atacantes composto por Vinicius, Ananias e Alan Kardec. Em 2 de novembro, no 1 a 1 contra o Paraná, o desempenho voltou a ser ruim, desta vez com Eguren, Márcio Araújo e Wesley em um trio de volantes.

- Depois dos dois jogos que empatamos, fui estudar. Está todo mundo jogando igual, é previsível. A gente, que tem qualidade, tem que achar um jeito de dar liberdade aos jogadores. Foi o que aconteceu - comentou Gilson Kleina, após o triunfo no Pacaembu.

Para sagrar-se campeão em Belém, o Palmeiras precisa apenas empatar com o Paysandu. Se a vice-líder Chapecoense não vencer o Paraná, fora de casa, às 19h30, os alviverdes entrarão em campo já campeões.