Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Inquérito para denúncia contra vices irregulares no Fla é autorizado

Caio Monstro (FOTO: Divulgação/UFC)
Escrito por

Durante um jantar com membros da oposição na noite de quarta-feira, em um restaurante na Zona Sul do Rio de Janeiro, o presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo, Delair Dumbrosck, afirmou ter autorizado a abertura de inquérito para investigar a denúncia contra quatro vice-presidentes que estariam irregulares nos cargos. Falta apenas a instauração da Comissão de Inquérito para os trabalhos começarem, o que deve acontecer nos próximos dias.

A Comissão Jurídica do Conselho Deliberativo já havia elaborado um parecer que solicitava a abertura de inquérito contra Wallim Vasconcellos, vice-presidente de futebol, Rodolfo Landim, vice de planejamento, Rafael Strauch, vice de Fla-Gávea, e Gustavo Oliveira, vice de comunicação. Após a instauração do procedimento disciplinar, a fase de depoimentos dos envolvidos será iniciada e um parecer, para ser levado à votação em plenário, deve ficar pronto em dois meses.

E MAIS!
> Quatro vice-presidentes do Fla são denunciados e podem ser exonerados
> Deliberativo do Fla marca votações para novo patrocinador e balanços
> Acerto com novo patrocinador faz dirigente cumprir promessa no Flamengo

Os quatro vice-presidentes são acusados de não cumprirem o que determina o artigo 4 do Regimento Interno do Conselho Diretor, que remete ao artigo 154 do estatuto do Flamengo. Os textos proíbem sócios com menos de cinco anos de vida associativa ininterrupta de assumirem vice-presidências administrativas do clube. Como punição, caso sejam constatadas as irregularidades, os dirigentes envolvidos no caso podem ser exonerados dos cargos.

O LANCE!Net entrou em contato com Delair Dumbrosck para saber se já tinha previsão para a instauração do inquérito, mas o presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo afirmou estar em reunião e não respondeu sobre o caso. Já a diretoria do clube, por meio da assessoria, disse que não vai se pronunciar.

O QUE DIZ

Regimento Interno do Conselho Diretor
O artigo 4 do Regimento Interno do Conselho Diretor do Flamengo diz que “os vice-presidentes administrativos serão escolhidos entre os sócios que preencham as condições de elegibilidade referida no § III do artigo 154 de nomeação e demissão do presidente”, presente no estatuto do Rubro-Negro. Isto faz com que, de acordo com a denúncia realizada pelo conselheiro Gonçalo Veronese ao Conselho Deliberativo do clube, Wallim Vasconcellos, vice-presidente de futebol, Rodolfo Landim, vice de planejamento, Rafael Strauch, vice de Fla-Gávea e Gustavo Oliveira, vice de comunicação, sejam considerados inaptos a ocuparem os respectivos cargos no Flamengo.

Estatuto do Flamengo
O artigo 154 do estatuto do Flamengo, citado no artigo 4 do Regimento Interno do Conselho Diretor, prevê que “só poderá candidatar-se a qualquer cargo eletivo o sócio, de reconhecida idoneidade moral, que tiver direito a voto nas eleições da Assembleia Geral”. O inciso terceiro deste artigo estatutário prevê que os sócios aptos a assumirem os cargos de vice-presidência administrativa são aqueles que tenham cinco anos de vida associativa ininterrupta, além de terem mais de trinta e cinco anos de idade e apresentarem certidões dos distribuidores cíveis, criminais, interdições e tutelas e da Fazenda Pública, Federal e Estadual.