Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Inédito: Cruzeiro e Galo juntos na Libertadores revivem poder dos anos 70

Escrito por

A Libertadores de 2014 será única no futebol mineiro. Apesar de reunir três títulos da competição, o estado nunca teve dois times representados na mesma edição do torneio. Mas graças ao título do Galo na Liberta e graças ao título nacional do Cruzeiro, os dois rivais viraram cabeças de chave nos grupos da próxima temporada.

O sucesso da dupla 'inimiga' traz de volta o sucesso obtido pelos dois na década de 1970. O Cruzeiro, tricampeão da Libertadores, venceu a edição de 1976, sendo o segundo time brasileiro, após o Santos de Pelé, a levantar o troféu. Naquela época, o Galo iniciaria os trabalhos da geração dourada com Reinaldo, Cerezo e companhia. Mas o Alvinegro nunca conseguiu transportar o sucesso a nível internacional (à exceção das viagens para a Europa que rendeu troféus tradicionais).

Houveram anos em que os dois rivais de Belo Horizonte poderíam estar na mesma Libertadores. Além dos anos de 70, quando o Alvinegro os dois times conseguiram vice-campeonatos brasileiros (não davam acesso à Libertadores), em 1997, o Cruzeiro foi bicampeão, mas o Galo não chegou a disputa, pois a conquista da Conmebol não dava vaga para o torneio continental, ao contrário da sua versão moderna, a Libertadores.

Inclusive, por falar em 1997, aquele ano deixa de ser o que simboliza o máximo sucesso mútuo dos rivais, sendo substituído justamente por 2013.