Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Para identificar e punir racistas, Santos aciona MP: ‘Hora de dar um basta’

Pato - São Paulo (Foto: Bruno Quaresma)
Escrito por

O Santos decidiu acionar o Ministério Público do Estado de São Paulo a fim de identificar e punir os responsáveis pelas ofensas racistas contra o volante Arouca na última quinta-feira, no Estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim. Após a vitória por 5 a 2, o jogador foi chamado de "macaco" por alguns torcedores do time da casa.

Em documento assinado pelo presidente do Peixe, Odílio Rodrigues, o clube pediu a instauração de inquérito policial a Paulo Sérgio de Castilho, da Promotoria de Justiça Criminal do Estado de São Paulo. Segundo o site oficial do Santos, em conversa por telefone, Castillo informou que o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, está acompanhando o caso de perto e pediu ao Ministério Público uma atenção especial na investigação.

- Não podemos deixar que violências como essas caiam no esquecimento, e só voltemos a falar quando aparecem mais casos e vítimas. Está na hora de darmos um basta. Violência e racismo devem ser definitivamente banidos do futebol e da sociedade - afirmou o presidente alvinegro.

De acordo com Odílio, o Peixe recebeu diversas manifestações de apoio nos últimos dias. Dentre os diversos telefonemas, um foi de Diogo de Sant’Ana, chefe da assessoria especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, em nome da presidente Dilma Rousseff, convidando Arouca para uma cerimônia em Brasília, nesta quinta-feira, para participar de uma campanha, junto com o jogador Tinga e com o árbitro Márcio Chagas da Silva, ambos vítimas de racismo também.

- Queremos que os autores desse crime sejam identificados e respondam criminalmente pelos seus atos. Não podemos aceitar que os clubes sejam penalizados, por causa de mal feitores disfarçados de torcedores.Punir os Clubes com perdas de pontos e de mandos de jogos não é a solução. Está mais que provado que ações como essas não tem se mostrado eficientes e nem eficazes para acabar com a violência e nem com o racismo em nossos estádios. Só servem para contribuir com a impunidade. É preciso que se investiguem os casos a fundo e que os culpados sejam levados à Justiça, para que paguem pelos seus crime - disse Odílio.