Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Hora de fazer história! Argélia encara a Rússia por avanço inédito às oitavas

Banner para notas app Copa do Mundo
Escrito por

Chegou a hora de fazer história para a seleção argelina. Basta uma vitória "simples" diante da Rússia ou até mesmo um empate, caso a Coreia do Sul não vença a Bélgica por goleada para a Argélia celebrará uma classificação à segunda fase de uma Copa do Mundo pela primeira vez. O duelo contra a Rússia, válido pela terceira e última rodada do Grupo H do Mundial no Brasil, acontecerá nesta quinta-feira, a partir das 17h, na Arena da Baixada, em Curitiba, e terá transmissão em tempo real do LANCE!Net.

A Argélia está em sua quarta Copa do Mundo. Avançar de fase quase foi possível logo na primeira, em 1982. Vitória contra Alemanha Ocidental, derrota para a Áustria e triunfo diante do Chile. Só que Alemanha e Áustria se enfrentaram no dia seguinte ao último compromisso argelino (contra o Chile) e, em partida cujo resultado teria sido combinado, a Alemanha derrotou a Áustria, por 1 a 0, resultado que classificou ambas e caraterizou tal duelo como 'Jogo da Vergonha'. O trio terminou com quatro pontos, mas a Argélia acabou em terceiro na chave graças ao saldo de gols.

Já nas edições de 1986 e 2010, a Argélia não conseguiu nem vencer. Apenas empatar um dos três jogos que fez. Na África do Sul, por exemplo, as Raposas do Deserto deixaram o Mundial sem marcar um gol sequer. A sorte argelina em um Mundial começou a virar na vitória contra a Coreia do Sul, no último domingo. Além de encerrar um jejum de vitórias em Copas – de sete partidas –, esse triunfo deixou a classificação às oitavas de final próxima.

A classificação para a Copa do Mundo no Brasil foi conquistada com certo drama. Após passagem tranquila pelo Grupo H da segunda fase das Eliminatórias – cinco vitórias e uma derrota, garantindo o primeiro lugar e, consequentemente, a classificação –, a Argélia foi derrotada por Burkina Faso no jogo de ida da terceira fase, por 3 a 2, mas, com um gol do capitão Bougherra, venceu o duelo de volta, por 1 a 0, e garantindo presença na Copa-2014.

A tendência é pela manutenção do time que derrotou a Coreia do Sul em Porto Alegre. Os laterais Mandi e Mesbah, o meia-atacante Dajbou e o centroavante Slimani foram titulares e corresponderam. Slimani, por exemplo, foi o goleador argelino nas Eliminatórias, ao marcar cinco gols em sete jogos. Aboutrika, Salah, do Egito, e Gyan, de Gana, foram, com seis gols, os artilheiros das Eliminatórias.

VITÓRIA E CLASSIFICAÇÃO PARA A RÚSSIA?

Vencer ou vencer. Não há outra possibilidade para os comandados de Fabio Capello diante da Argélia. Com apenas um ponto, a Rússia precisa derrotar a Argélia na Arena da Baixada e ficar na torcida contra a Coreia do Sul, que não poderá golear a Bélgica, um resultado pouco provável de acontecer.

A necessidade de vitória pode fazer com Capello promova mudanças. Kerzhakov, autor do único gol russo nesta Copa, diante da Coreia do Sul, pode iniciar o jogo entre os titulares. Ele é o único remanescente de 2002, ano em que a Rússia participou pela última vez de o Mundial antes da competição chegar ao Brasil.

Argélia e Rússia chegaram à terceira fase da Copa sem jogadores suspensos. Mas ambas as seleções podem perder dois atletas caso avancem às oitavas de final, pois Bentaleb e Bougherra, Shatov e Glushkov estão pendurados, respectivamente.

FICHA TÉCNICA
ARGÉLIA X RÚSSIA

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data-hora: 26/6/2014 – 17h
Árbitro: Cuneyt Cakir (Fifa-TUR)
Auxiliares: Bahattin Duran (Fifa-TUR) e Tarik Ongun (Fifa-TUR)

ARGÉLIA: M'Bouhli, Mandi, Bougherra, Halliche e Mesbah; Brahimi, Bentaleb, Medjani, Feghouli, Djabou; Slimani – Técnico: Vahid Halilhodžić.

RÚSSIA: Akinfeev, Kozlov, Berezutski, Ignashevich e Kombarov; Glushakov e Fayzulin; Samedov, Kanunnikov (Kerzhakov) e Shatov; Kokorin – Técnico: Fábio Capello.