Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Holanda vence, mantém 100%, e Chile pega o Brasil nas oitavas

Holanda x Chile (Foto: Damien Meyer/ AFP)
Escrito por

A fase de grupos da Copa do Mundo serviu para a Holanda não só acabar com as dúvidas que a cercavam antes do Mundial, como também se credenciar como uma das favoritas ao título. Nesta terça-feira, a Laranja venceu o Chile por 2 a 0, gols de Leroy Fer e Depay, manteve 100% de aproveitamento e confirmou a liderança do grupo B. Desta forma, a os sul-americanos enfrentam o Brasil, primeiro colocado do grupo A. Os europeus pegam o México.

Já classificados, Chile e Holanda fizeram uma partida bastante equilibrada, decidida apenas no final. A Roja até teve maior controle da bola, dominou as ações na maior parte do jogo, mas os europeus foram mais objetivos. O gol de cabeça aos 31 minutos do segundo tempo abriu espaços e, no contra-ataque, a Laranja matou a partida nos acréscimos.

A força da seleção de Louis van Gaal, mostrada contra Espanha e Austrália, foi reforçada. Mesmo sem o artilheiro Van Persie, os holandeses mostraram que têm outros bons talentos e variações táticas. A Laranja abriu mão do 3-5-2, apostou num 4-4-2, com um losango no meio e "entregou" a bola aos rivais. A armadilha era clara: explorar os contra-ataques, sobretudo com Robben. Houve espaços no primeiro tempo, mas faltou pontaria.


Leroy Fer marcou o primeiro gol da Holanda (Foto: Damien Meyer/ AFP)

Sem Vidal, que estava pendurado e foi poupado, o Chile manteve sua postura tática e a proposta de marcar no campo de ataque. Desta vez, porém, Aléxis Sanchez e Vargas, os homens de frente da Roja, não conseguiram produzir como o esperado. A tentativa de abafa no final do jogo, a fim de ter um chaveamento mais fácil no mata-mata, acabou expondo o time, que sofreu dois gols nos 15 minutos finais.

Mesmo com a derrota, os sul-americanos deram mostras de que podem complicar a vida do Brasil na próxima fase. Já os holandeses despontam como favoritos novamente e sonham não só em chegar a mais uma final, mas finalmente conquistar o seu primeiro Mundial.

FICHA TÉCNICA
HOLANDA 2 X 0 CHILE

Data e horário: 23/6/2014, às 13h00
Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP)
Árbitro: Bakary Gassama (FIFA/GAM)
Assistentes: Evarist Menkouande (FIFA/CMR) e Felicien Kabanda (FIFA/RWA)
Público: 62.996 pagantes
Cartões Amarelos: Silva (CHI) e Blind (HOL).

GOLS: Leroy Fer, aos 31'/2ºT (1-0) e Memphis Depay, aos 46'/2ºT (2-0)

HOLANDA: Cilissen, Janmaat, Vlaar, De Vrij e Blind; De Jong, Wijnaldum e Kuyt (Kongolo, 43'/2ºT); Sneijder (Leroy Fer, 30'/2ºT), Robben e Lens (Depay, 24'/2ºT). Técnico: Louis Van Gaal

CHILE: Bravo, Medel, Silva (Valdivia, 25'/2ºT) e Jara; Isla, Aranguiz, Diaz e Mena; Gutierrez (Beausejour, intervalo), Vargas (Pinilla, 35'/2ºT) e Sanchez. Técnico: Jorge Sampaoli

* Atualizada às 19h10