Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Hoje não! Rosberg ‘põe água no chope’ de Massa e vence o GP da Áustria

Rosberg comemorou a vitória e a manutenção da liderança do campeonato (Foto: Jure Makovec/AFP)
Escrito por

A Mercedes, de fato, corre em outra categoria. Mesmo largando em terceiro, com Rosberg, e nono, com Hamilton, a equipe conseguiu dominar o GP da Áustria e não deu chances a uma vitória de Massa, que largou na pole. O alemão Nico Rosberg, líder do campeonato, conquistou mais uma vitória e estendeu sua vantagem na tabela de pontos.

Em segundo lugar, chegou seu companheiro de equipe, o inglês Lewis Hamilton, seguido pelo finlandês da Williams, Valtteri Bottas. Massa, que largou na pole, terminou na quarta colocação, seguido de perto por Fernando Alonso, da Ferrari.

O mexicano Sergio Pérez, com uma boa estratégia de corrida, recuperou-se da punição (largou em 16º) e fechou a corrida em sexto lugar, seguido pela McLaren de Kevin Magnussen e o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull. Nico Hulkenberg, da Force India, foi o nono, enquanto Kimi Raikkonen, da Ferrari, fechou o top 10 da prova.

- O problema foi na primeira parada, não sei o que aconteceu, mas eu voltei numa posição difícil, com o Rosberg muito próximo. Perdi muito tempo naquela volta e a chance de brigar pelo pódio. Na frente das Mercedes não ia ser fácil, mas o pódio seria possível. Mas ainda assim, fico feliz pelo resultado, feliz pela equipe e pela corrida que a gente fez - comentou Massa, à TV Globo.


Felipe Massa parabenizou Valtteri Bottas, ainda que pudesse ocupar o terceiro lugar do companheiro(Foto: Samuel Kubani/AFP)

A nona de 19 etapas da Fórmula 1 será em Silverstone, na Inglaterra, no dia 6 de julho, marcando a metade do campeonato.

A CORRIDA:

Massa largou bem, assegurou a ponta, já Bottas foi ultrapassado por Rosberg, mas conseguiu retomar a posição na segunda curva. Alonso forçava Rosberg, mas não conseguiu tomar a posição, enquanto Hamilton conseguiu tomar cinco posições antes do final da primeira volta, completando na quarta colocação.

Já na segunda volta, Vettel teve problemas de tração e perguntava à equipe: "Me digam o que fazer". Após levar seu carro para fora da pista, conseguiu consertar o problema e respondeu à equipe: "Por algum motivo, a tração voltou a funcionar".

As Williams e as Mercedes mostravam bom rendimento, abrindo grande distância para os outros carros (7s), porém, Massa não conseguia "desgarrar" das flechas de prata, mantendo sempre menos de um segundo de vantagem.

A partir da oitava volta, Hamilton passou a atacar Rosberg, permitindo que a Williams abrisse uma distância um pouco maior (1.5s) e, mesmo com melhor rendimento em seu carro, Rosberg fechava a porta para o inglês.

Na décima volta, Hulkenberg abriu as paradas no pit stop e, na 12ª, Rosberg foi o primeiro do pelotão da frente a parar. Sem o alemão à frente, Hamilton conseguiu encostar em Bottas, tirando mais de um segundo por volta, mas decidiu parar, na 14ª volta.

No fechamento da volta, foi a vez de Massa parar e, dessa vez, sem problemas, parando com o tempo parecido de Hamilton, mas ainda assim, voltou à pista atrás de Rosberg, que fez uma parada quase um segundo menor. Aproveitando os pneus frios de Massa, o inglês também ultrapassou o brasileiro, transformando as posições em Rosberg-Hamilton-Massa.

Bottas, então líder da prova, fez uma parada 1.2 segundos mais rápida que Massa, voltando à frente de Hamilton e do brasileiro. Com a parada mais rápida entre os quatro carros, Rosberg liderava o pelotão Mercedes/Williams.

Mostrando um bom rendimento, novamente, Pérez era o líder da prova, aproveitando-se de sua estratégia de apenas uma parada e resistindo bem aos ataques de Rosberg, que tinha pneus mais novos.

Na 21ª volta, Hamilton passou a atacar Bottas, permitindo que Massa se aproximasse mais. Porém, o rendimento da Williams na reta era melhor que o da Mercedes e, num circuito com apenas seis curvas, a Hamilton tinha dificuldade em ultrapassar o finlandês.

Na 27ª volta, Rosberg colocaou o carro de lado e conseguiu ultrapassar Pérez, trazendo consigo o carro de Bottas. Na volta seguinte, foi a vez de Hamilton deixar o mexicano para trás, colocando o carro da Force India entre ele e Felipe Massa.

Na 30ª volta, Pérez foi para os boxes, deixando Rosberg como líder, seguido por Bottas, Hamilton e Massa, este último, há mais de cinco segundos do alemão. Na volta seguinte, Rosberg passou a ter problemas de reta, segndo atacado por Bottas, que tirava mais tempo a cada volta.

Rosberg conseguiu recuperar os problemas em seu carro e abriu nova distância do finlandês. Hamilton seguia próximo de Bottas, enquanto Massa era o mais distante do pelotão. Na volta 40, Hamilton foi o primeiro a parar, demorando quatro segundos, uma longa parada.

Na volta seguinte, foi a vez do alemão parar, marcando um segundo a menos que o inglês. Bottas parou na 42 e teve 3.4 segundos, mas com Hamilton voando na pista, Rosberg e Hamilton ficaram à frente do finlandês.

O último a parar foi Felipe Massa, na volta 44, e fez uma parada com o mesmo tempo de Bottas, voltando atrás do companheiro de equipe e do mexicano Sergio Pérez, que seguia com uma boa estratégia de parada.

Mesmo com um rendimento melhor no carro, Felipe não conseguia ultrapassar Pérez e teve de esperar até a volta 56, quando o mexicano, finalmente, entrou nos boxes.

Logo na primeira volta sem Pérez à frente, Massa conseguiu tirar 0s7 de diferença para Bottas, mas seguia 3.5s atrás do finlandês. Tentando reduzir a distância, Felipe viu Alonso se aproximar, tendo pneus mais novos em seu carro. Após 10 voltas, Massa não conseguiu diminuir a distância para o finlandês e precisou se contentar em conter Alonso.

No fim, as posições se mantiveram, mesmo com Hamilton diminuindo a distância para Rosberg, que terminou em primeiro. Bottas conseguiu uma boa prova e terminou logo à frente de seu companheiro de equipe, na terceira colocação. Felipe, em quarto, segurou Alonso, que foi o quinto. Pérez se aproveitou de mais uma boa estratégia da Force India e foi o sexto, seguido por Magnussen, Ricciardo, Hulkenberg e Raikkonen.

Lewis Hamilton até tentou atacar Nico Rosberg, mas teve de se contentar com o segundo lugar (Foto: Christof Stache/AFP)

Confira a classificação final da prova:

1 - Nico Rosberg (ALE) - Mercedes - 1h27m54s976
2 - Lewis Hamilton (GBR) - Mercedes - a 1s900
3 - Valtteri Bottas (FIN) - Williams - a 8s100
4 - Felipe Massa (BRA) - Williams - a 17s200
5 - Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - a 18s300
6 - Sergio Pérez (MEX) - Force India - a 28s200
7 - Kevin Magnussen (DIN) - McLaren - a 31s500
8 - Daniel Ricciardo (AUS) - Red Bull - a 42s900
9 - Nico Hulkenberg (ALE) - Force India - a 43s500
10 - Kimi Raikkonen (FIN) - Ferrari - a 47s100
11 - Jenson Button (GBR) - McLaren - a 50s200
12 - Pastor Maldonado (VEN) - Lotus - a 1 volta
13 - Adrian Sutil (ALE) - Sauber - a 1 volta
14 - Romain Grosjean (FRA) - Lotus - a 1 volta
15 - Jules Bianchi (FRA) - Marussia - a 2 voltas
16 - Kamui Kobayashi (JAP) - Caterham - a 2 voltas
17 - Max Chilton (ING) - Marussia - a 2 voltas
18 - Marcus Ericsson (SUE) - Caterham - a 2 voltas
19 - Esteban Gutierrez (MEX) - Sauber - a 2 voltas

Não Completaram:

Daniil Kvyat (RUS) - Toro Rosso
Jean-Eric Vergne (FRA) - Toro Rosso
Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull


Nico Rosberg comemorou a vitória e a manutenção da liderança do campeonato mundial de pilotos (Foto: Jure Makovec/AFP)